Tecnologia

Sem grandes novidades, Google lança Bard para competir com o ChatGPT; veja como usar

O Bard, chatbot do Google, acaba de ser lançado no Brasil para competir com o ChatGPT. A ferramenta, que agora está disponível em quase todo o mundo, segundo a empresa, possibilita uma experiência separada e complementar à pesquisa do Google.

“A partir de hoje, você pode usar o Bard em mais de 40 idiomas, incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol”, disse o diretor sênior de produtos do Google, Jack Krawczyk.

Apesar disso, testado pelo Diário de Goiás, o Bard não traz grandes novidades. Apesar de ser ainda mais simples do que o ChatGPT, ter um design mais clean, não acrescenta em nada a vida de quem já usa outras ferramentas de inteligência artificial no dia a dia.

Ao entrar no site, por exemplo, o Google diz que “O Bard pode criar uma rotina de estudos, listar itens básicos de uma viagem, formatar uma citação no modelo ABNT”, tudo o que outras ferramentas inteligentes já fazem. Sendo assim, trata-se de apenas mais uma opção.

O Google inclusive deixou claro que, apesar da ferramenta usar criatividade e disposição para ajudar o usuário, podendo “aumentar sua produtividade e trazer vida às suas ideias”, “o Bard é experimental e pode apresentar respostas imprecisas ou inadequadas. Deixe seu feedback para ajudar a melhorar o produto”.

Ainda segundo Krawczyk, os usuários podem mudar o tom e o estilo das respostas do Bard para simples, longas, curtas, profissionais ou casuais. Eles podem fixar ou renomear conversas, exportar código para mais lugares e usar imagens em prompts.

Para usa-lo, afinal, basta acessar o site, link disponível no começo deste texto. Uma de suas únicas exclusividades, até então, é que, diferente do ChatGPT (que tem seus dados atualizados até meados de 2021), o Bard já está conectado em tempo real à internet. Seus dados são atualizados rapidamente, então tudo que foi publicado agora na internet já pode ser acessado pela ferramenta.

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.

Notícias Recentes

Em Anápolis, pesquisas mostram Gomide à frente, Eerizânia crescendo e Márcio caindo

Avaliação feita pelo DG sobre as últimas pesquisas sobre a corrida eleitoral em Anápolis, mostram…

16/08/2024

Governo finaliza reforma de duas plataformas do Eixo Anhanguera

Na última quarta-feira (14) o Governo de Goiás entregou mais duas plataformas do Eixo Anhanguera…

15/08/2024

Após retaliação, presidente do Supremo reage e antecipa julgamento sobre suspensão de “emendas Pix”

Após Congresso retaliar, presidente do STF, Roberto Barroso, antecipa para esta sexta-feira julgamento da suspensão…

15/08/2024

Escola Rural Conquista 5º Lugar no IDEB com Nota 7,4: Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca

O Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca, localizado em uma zona rural, foi destaque…

15/08/2024

Vila Nova negocia atacante com futebol da Turquia

O Vila Nova Futebol Clube anunciou a negociação do atacante Juan Christian para o futebol…

15/08/2024

TRE define Record para transmitir horário eleitoral de Aparecida

Coligação de Leandro acusa Professor Alcides de tentar evitar transmissão do horário eleitoral gratuito, cidade…

15/08/2024