Há três rodadas sem vitórias, o Flamengo tenta se recuperar no pelotão de frente do Campeonato Brasileiro. A missão de vencer será diante do fragilizado Coritiba neste sábado (22), às 19h, na Ilha do Urubu, no Rio. O duelo é válido pela 16ª rodada da competição.
O último triunfo dos flamenguistas ocorreu no dia 8 deste mês: 1 a 0 contra o Vasco, em jogo marcado por briga nas arquibancadas e uma quebra de tabu de 44 anos sem vencer em São Januário. De lá para cá, o time rubro-negro empatou com Cruzeiro e Palmeiras, além de perder para o Grêmio.
A equipe, com 25 pontos, detinha a vice-liderança antes da derrota para os gremistas, mas caiu para a quarta colocação com os resultados recentes. O técnico Zé Ricardo, muito pressionado pelos torcedores após a eliminação na Taça Libertadores, voltou a ser responsabilizado pelos problemas no time.
“Estamos incomodados não com a pressão, mas pelos resultados não aparecerem do jeito que os buscamos. O professor Zé [Ricardo] está conseguindo explicar o que ele quer, é um cara que conhece futebol como poucos. Mas não estamos conseguindo alcançar as vitórias. Precisamos aliar esse conhecimento com o trabalho e buscar os resultados positivos”, disse o meia Everton Ribeiro.
O adversário do Flamengo vive um jejum menor -derrotas nas últimas duas partidas-, mas uma crise maior. Após o revés por 4 a 0 diante da Ponte Preta na rodada passada, o técnico Pachequinho, que havia assumido o time em fevereiro após a saída de Paulo César Carpegiani, foi demitido.
A equipe alviverde, na 13ª posição e com 19 pontos, já anunciou seu novo treinador. Marcelo Oliveira, bi-campeão brasileiro pelo Cruzeiro, retorna ao clube após cinco anos. Contudo, ele só assume o time a partir da próxima semana -quem comanda o Coritiba diante do Flamengo é o preparador físico Robson Gomes.
Em campo, o Flamengo irá atuar sem Diego -o meia foi poupado devido ao desgaste muscular. O goleiro Diego Alves não se concentrou com a equipe e terá sua estreia adiada. O lateral-direito Rodinei, que torceu o tornozelo direito no treino da última quinta-feira (20), deverá dar lugar a Trauco.
Já o Coritiba terá três novidades. O volante Alan Santos e o lateral-direito Léo foram liberados pelo departamento médico, enquanto o atacante Alecsandro retorna após cumprir suspensão automática contra a Ponte Preta.
FLAMENGO
Thiago; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Cuéllar e Éverton Ribeiro; Geuvânio, Everton e Guerrero. T.: Zé Ricardo
CORITIBA
Wilson; Dodô (Léo), Marcio, Luizão e William Matheus; Jonas, Alan Santos e Matheus Galdezani; Rildo, Neto Berola e Henrique Almeida (Alecsandro). T.: Pachequinho
Estádio: Ilha do Urubu, no Rio
Horário: 19h deste sábado
Juiz: Bráulio da Silva Machado (SC)