Publicidade
Política
| Em 2 anos atrás

Sem citar Bolsonaro e Lula, FHC declara voto pró-democracia

Compartilhar

Se apoiando no argumento de já não ter mais “energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral”, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que já possui 86 anos, declarou suas expectativas para as eleições deste ano. FHC disse em nota, divulgada nesta quinta-feira (22), que estima que os eleitores brasileiros votem em candidatos que tenham compromisso com o combate às desigualdades, e à pobreza.

Sem citar nomes de candidatos, FHC ressaltou a importância do orgulho pela diversidade cultural brasileira, valorização da educação e ciência e preservação do patrimônio ambiental, pontos que foram muito julgados negativamente no governo Bolsonaro. O ex-presidente ainda pontuou a necessidade do “fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional”.

Publicidade

Os temas abordados por FHC são considerados chave, já que, nos últimos anos, a conduta do Brasil em relação a proteção do meio ambiente e a imagem do país no cenário internacional foram muito criticados no exterior. Mesmo sem declarar voto oficial, o ex-presidente deixou a entender quais são suas preferências no cenário atual.

Publicidade

Confira abaixo a nota na íntegra:

Publicidade

Como é do conhecimento público, tenho idade avançada e, embora não apresente nenhum problema grave de saúde, já não tenho mais energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral.

Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional.

Publicidade

Fernando Henrique Cardoso

Publicidade