Goiânia

Sem acordo em primeira reunião, CMTC e SET têm nova rodada de negociação neste domingo (20)

A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) se reúne novamente com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET) na manhã deste domingo (20). O encontro está previsto para às 10h e será virtual.

Na pauta, está a paralisação do serviço. A capital e as demais cidades da região metropolitana amanheceram sem ônibus nas ruas, com exceção das linhas do Eixo Anhanguera, no sábado (19). A situação se repete neste domingo.

CMTC e SET tiveram uma reunião ontem, mas não houve acordo entre as partes. Motoristas das quatro concessionárias privadas (Reunidas, HP, Rápido Araguaia e Cootego) não deixaram as garagens neste fim de semana. Os trabalhadores cobram o 13º salário e também uma previsão de pagamento para os vencimentos de janeiro, além do ticket alimentação.

No encontro de sábado, as empresas sugeriram que a prefeitura de Goiânia faça adesão ao plano emergencial de custeio do transporte coletivo, homologado em agosto pela Justiça.

Sindicato culpa empresas

O SindColetivo, que representa os motoristas de ônibus que atuam no transporte metropolitano de Goiânia, afirmou que os trabalhadores foram forçados a parar e que a greve “era das empresas”. Os dirigentes da entidade chamaram a paralisação de farsa.

O SET negou as acusações. ““Isso é uma inverdade. Infelizmente, o Sindicoletivo tem exatamente essa prática. A única ação do sindicato é no sentido de tentar demonstrar a categoria que tem um posicionamento firme de contestação às empresas e ao sistema de uma maneira geral, sempre com mentiras, coisas que não condizem com a realidade.”

Governo quer reunião com prefeitos eleitos

O governador Ronaldo Caiado afirmou que vai se reunir com prefeitos eleitos das cidades da região metropolitana para definir medidas que melhorem o transporte coletivo. O SET diz que o subsídio público é fundamental para manter a operação saudável.

“O transporte é muito importante para a cidade. Não existe cidade nenhuma no mundo, nem cidades muito desenvolvidas com sociedades muito mais ricas do que a nossa conseguem conviver sem transporte público. Ele é importantíssimo para as cidades e ele é viável sim, mas para ele ser viável, temos que ver ele como um transporte que precisa ser subvencionado”, argumenta o presidente do sindicato das empresas.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024