Os Jogos Olímpicos começaram para a Seleção Brasileira nesta quinta-feira (4). Com o apoio da torcida no Mané Garrincha, em Brasília, o time comandado pelo técnico Rogério Micale pressionou, criou muitas chances e deu trabalho ao goleiro Khune, que segurou o empate em 0 a 0 com a África do Sul.
Na próxima rodada, a Seleção enfrenta o Iraque, no domingo (7), às 22h, novamente no Mané Garrincha. No outro jogo do Grupo A, Iraque e Dinamarca também empataram em 0 a 0.
O jogo
No primeiro tempo, as duas equipes tiveram um comportamento típico de estreia: analisar o adversário para sentir o jogo. Nos primeiros minutos, a África do Sul arriscou mais, e Thiago Maia foi destaque nos desarmes. O meia ganhou quase todas no meio-campo. Aos 28, Neymar puxou de lado na entrada da área e chutou forte para o goleiro Khune mandar para escanteio. A partir daí, o Brasil passou a pressionar mais. Em boa chance, Gabriel saiu na cara do goleiro sul-africano, que fez a defesa. Antes do fim do primeiro tempo, a Canarinho chegou perto de abrir o placar em duas oportunidades. Na primeira, Gabriel Jesus cruzou para Felipe Anderson, que chutou de primeira, assustando Khune. Depois, Douglas Santos deu ótimo passe para Neymar, que chutou forte para boa defesa do goleiro sul-africano.
Na volta do intervalo, o Brasil deu ainda mais trabalho para Khune. Aos seis minutos, Gabriel girou e bateu rápido, mas o goleiro da África do Sul estava atento e fez a defesa. Aos 14, o volante Mvala recebeu o segundo amarelo por entrada dura em Zeca e acabou expulso. Com um jogador a mais, o Brasil passou a jogar ainda mais para frente. Em ótima chance, Luan invadiu a área e cruzou. A bola chegou limpa para Gabriel Jesus, que carimbou a trave. Quase! Na sequência, Neymar chutou de fora da área e a bola passou tirando tinta do gol de Khune. Aos 30 minutos, Neymar cortou por dentro e passou para Gabriel, que finalizou de primeira e viu o goleiro sul-africano fazer ótima defesa. O Brasil seguiu no ataque até os minutos finais, quando Neymar e William arriscaram e, mais uma vez, viram Khune trabalhar bem.
Brasil: Weverton, Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos (William); Thiago Maia, Renato Augusto (Rafinha Alcântara) e Felipe Anderson (Luan); Gabriel Jesus, Neymar e Gabriel.
Fonta: CBF