O cantor e compositor americano Bob Dylan finalmente aceitou seu Nobel de Literatura no sábado em uma reunião com a Academia Sueca, que lhe concedeu o prêmio por sua poesia.
Perguntado pela rede pública sueca SVT se Dylan tinha recebido a medalha e o diploma do Prêmio Nobel no sábado à tarde, o membro da Academia Horace Engdahl respondeu: “Sim”.
Dylan aceitou o prêmio depois de frustrar a Academia com semanas de silêncio na sequência do anúncio da concessão do Nobel, feito no dia 13 de outubro de 2016.
A reunião foi pequena e íntima e nenhum meio de comunicação esteve presente, ” de acordo com os desejos de Dylan”, disse a instituição.
Dylan, primeiro cantor e compositor a receber o prestigioso prêmio, não apresentou nesta oportunidade o tradicional discurso de recepção, conhecido como “conferência do Nobel”.
Esta palestra é o único requisito para receber as 8 milhões de coroas (US$ 870 mil) que acompanham o prêmio.
“Por favor, levem em consideração que não acontecerá a conferência do Nobel. A Academia tem razões para pensar que enviará uma versão gravada posteriormente”, explicou Sara Danius, secretária permanente da Academia Sueca.
O artista não compareceu à cerimônia de entrega do Nobel em dezembro porque tinha “compromissos anteriores”.
Os vencedores do Nobel normalmente apresentam suas palestras em Estocolmo nos dias anteriores à cerimônia.
O cantor e compositor americano tem shows agendados nos dias 1 e 2 de abril em Estocolmo. (Folhapress)