Os trabalhos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) continuam para entregar o novo viaduto de Goiânia Lauro Belchior. Segundo a Seinfra, a obra vai desafogar o trânsito e ligar mais de 30 bairros da região Leste ao Centro da capital.
Nesta terça-feira (23), as equipes da secretaria realizaram o içamento das 8 vigas do viaduto. Segundo os trabalhadores, os trabalhos serão focados na laje e na pavimentação doravante.
O novo viaduto está localizado entre a Avenida Ribeirão Preto (Jardim Novo Mundo) e a Rua 117 (Setor Leste Universitário), na altura do km 498 da BR-153. Quando estiver pronto, a região terá fluxo do trânsito, ajudando, portanto, na mobilidade dos motociclistas, motoristas e ciclistas que passam diariamente naquela região.
O presidente da Seinfra, Fausto Sarmento, entende que a obra vai ajudar o trânsito, que é lento devido à falta de opção para quem precisa passar pelo local.
“Uma obra que vai melhorar muito o tráfego de veículos na região”, afirma.
O trabalho de içamento das duas primeiras vigas metálicas do viaduto iniciou na noite da última sexta-feira (19) e, assim como as demais, teve a utilização de um guindaste de 500 toneladas, procedente de uma obra na Bahia. As vigas do viaduto compõem estrutura mista com longarinas metálicas e demais elementos em concreto armado, por isso toda uma complexidade para realizar o procedimento.
A prefeitura de Goiânia explica ainda que ao ser finalizado, o viaduto vai atender cerca de 2,5 mil veículos por dia. Vai facilitar um sem-número de bairros da região Leste em ligação com o Centro de Goiânia. Estes bairros, hoje, não contam com entradas viárias, apenas a Avenida Anhanguera.