Publicidade
Categorias: Notícias do Estado
| Em 6 anos atrás

Segurança reforçada na região da 44 para ajudar turistas e comerciantes

Compartilhar

{nomultithumb}

A Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), juntamente com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Agência da Guarda Civil Metropolitana (AGCM), Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT), Vigilância Sanitária Municipal, Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Polícia Militar, lançam na próxima quarta-feira (10/10), às 14, mais uma edição da “Operação Boas Compras”.

Todos esses órgãos, com o apoio da AER44, irão reforçar nos próximos três meses as ações de segurança, fiscalização e controle do trânsito na Região da 44, segundo maior polo distribuidor de confecção e moda do Brasil e o maior do Centro-Oeste. O lançamento da operação será na sede da Seplanh, no Paço Municipal.

Publicidade

De acordo com o presidente da Associação Empresarial, Jairo Gomes, a Região da 44 segue crescendo e neste ano registou um aumento da média mensal do fluxo de pessoas. “Antes trabalhávamos com uma média entre 500 mil e 700 mil turistas de compra passando por aqui mensalmente. Mas hoje, segundo levantamento feito nas principais galerias e shoppings da região, esse número já está perto de um milhão”, afirma Jairo ao informar que a expectativa para os próximos três meses é de que a 44 receba 5 milhões de pessoas. “Só este mês já com o aumento dos compradores atacadistas devemos chegar a 1,5 milhão, em novembro ainda temos muitos atacadistas e com o pagamento da primeira parcela do 13º salário que começam as compras do varejo, então esse número de 1,5 milhão de pessoas deve se repetir. Para dezembro, acreditamos que cerca de 2 milhões de pessoas passem pela região”, informa o presidente da AER44.

Publicidade

De acordo com Jairo, no mês de outubro, já se registra um aumento da movimentação de compradores atacadistas que já buscam montar seus estoques para as vendas no fim de ano. “Nosso ‘Natal’ já começa em outubro com os atacadistas que já buscam fazer estoque. Depois com o pagamento das parcelas do 13º salário, há um grande aumento do fluxo de pessoas na região com as compras de varejo. Então há a necessidade de uma maior mobilização desses órgãos no sentido de reforçar a segurança e a fiscalização na região”, afirma o presidente da AER44. A maior parte dos turistas de compras vem do interior de Goiás, do Pará, estados do Nordeste e interior de Minas Gerais e São Paulo.

Para auxiliar nas ações de segurança, a Associação irá confeccionar panfletos com dicas de cuidados e distribuir nos hotéis e galerias que recebem os milhares de turistas de compras que passarão pela Região da 44. O presidente da AER44 alerta que o elevado fluxo de pessoas num único lugar acaba atraindo pessoas mal intencionadas. Por isso segue algumas dicas:

Publicidade

 

Dicas de segurança
– Vá às compras, se possível acompanhado;

– Evite mostrar seu dinheiro em público e veja se alguém está te observando;

– O ideal é usar os cartões de débito ou crédito, ao invés de dinheiro vivo, mas se precisar levar moeda em espécie divida o valor em diferentes bolsos e compartimento de bolsas;

– Tenha cuidado com bolsas, sacolas e carteiras, mantendo esses itens próximo ao corpo;

– Desconfie de empurrões e esbarrões;

– Se estiver acompanhado de crianças, tome cuidado com elas e sempre as mantenhas a vista e ande de mão dada a elas;

– Não utilize, joias ou mesmo bijuterias que chamem a atenção;

– Evite o uso do telefone celular enquanto caminha ou faz compras. Se precisar usá-lo, procure um lugar seguro e tranquilo para fazê-lo;

– Evite abrir carteira ou bolsas na rua ou onde há uma grande concentração de pessoas;

– Caso acontece algo acione imediatamente a Polícia Militar

Publicidade