A Secretaria de Segurança Pública do Estado apresentou hoje os balanços operacionais dos observatórios de segurança das regionais de Jataí e Rio Verde, ambas na região Sudoeste de Goiás, referentes aos meses transcorridos de 2018. Eles expõem os resultados obtidos de janeiro a setembro deste ano pelo plano de segurança “Goiás Seguro” com ênfase nos indicadores de criminalidade monitorados pelos observatórios.
A divulgação dos balanços, ocorrida no CDL de Jataí e na Câmara Municipal de Rio Verde, contemplou ainda o cumprimento das metas alcançadas pelas operações implantadas na capital no mesmo período.
A escolha das duas cidades premia as regionais que obtiveram os melhores resultados no cumprimento das metas definidas no “Goiás Seguro”, um conjunto de ações, processos, projetos, estratégias e programas sociais implementados através da integração das forças estaduais de segurança com a colaboração das instituições e órgãos federais e municipais e com a efetiva participação da sociedade.
Os principais objetivos do plano de segurança são o enfrentamento à criminalidade de forma integrada, com a participação de todas as esferas de poder, a adoção de políticas públicas sociais e a continuidade dos trabalhos na redução dos índices criminais nas esferas operacional, de inteligência e social.
De acordo com os números divulgados durante a apresentação dos balanços, 100% das metas do “Goiás Seguro” em todo o Estado foram cumpridas. Na estatística dos 12 indicadores criminais prioritários, houve redução em 11 deles na comparação com os números obtidos de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
À exceção do número de estupros, que teve aumento de 5,2% no período, todos os demais indicadores apresentaram diminuição considerável no montante de ocorrências. O mais significativo foi o de roubo a comércio, com diminuição de 46,77%.
Os outros números satisfatórios são: homicídio -13,41%; tentativa de homicídio -23,44%; latrocínio – 8,52%; roubo a transeunte – 34,41%; roubo de veículo – 32,42%; roubo em residência – 37,22%; furto de veículo – 9,45%; furto em comércio – 18,26%; furto em residência – 18,69% e furto a transeunte – 21,30%.
Em relação aos dez indicadores criminais prioritários da regional de Jataí (cidade que ficou em primeiro lugar no cumprimento de metas), na comparação entre os mesmos períodos, todos apresentaram queda: homícidio -47,37%; tentativa de homicídio -29,17%; latrocínio 0,00%; furto em residência -31,10%; furto em comércio – 66,24%; furto a transeunte -25,00%; roubo a residência -64,71%; roubo de veículos -84,55%; roubo a transeunte -75,00%; roubo a comércio -91,97% e estupro -100%.
Os índices alcançados por Rio Verde, que conseguiu o segundo lugar no ranking das regionais melhor avaliadas, também consagraram os objetivos do “Goiás Seguro”. No período de janeiro a setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2017, as quedas no número das principais ocorrências foram:
Homicídio -32,50%; tentativa de homicídio -19,64%; latrocínio 0,00%; furto em residência – 33,14%; furto em comércio – 37,28%; furto de veículos – 7,78%; furto a transeunte -25,00%; roubo a residência -37,93%; roubo de veículos -17,23%; roubo a transeunte -24,35%; roubo a comércio -57,97%.
“Esses resultados são de todos os que trabalham com dedicação. Não é fácil combater o crime. O crime organizado está cada vez mais audacioso. Temos que nos unir”, declarou o secretário Irapuan Costa Júnior.
Ele agradeceu o apoio que tem recebido para intensificar as ações de combate ao crime. “Temos tido uma grande parceria com a justiça e com o Ministério Público”, salientou ao dizer que as forças policiais “têm atingido as metas definidas nos programas lançados”.
Garantiu que o Estado e os policiais estão fazendo o melhor com seu esforço, sua capacidade física e intelectual”, e advertiu que “se não pudermos fazer tudo, é porque está acima das nossas forças”.
Durante as apresentações realizadas nas regionais de Jataí e Rio Verde, foram expostos ainda alguns números que mostram o acerto das ações de combate ao crime nos terminais de ônibus da capital. Graças à atuação do Batalhão de Terminal, o roubo em transporte coletivo caiu 52,32% em 2018 se comparado a 2017. Também houve redução – de 19,32% – no número de furto a usuários.
Um dos destaques das ações integradas de segurança pública foi a expressiva diminuição no número de roubos e furtos de veículos na capital, que saiu da média de 832 por mês para, em agosto deste ano, atingir 16 ocorrências, uma redução de 80%.
Outro dado relevante apresentado foi o índice obtido pelo Pró-Carga. Há sete meses não há o registro de nenhum caso de roubo de carga de combustíveis e há um ano e dois meses não houve nenhuma ocorrência de roubo de carga de carnes e derivados.
Até o final de 2017 eram contabilizados de três a quatro roubos de cargas de cigarros por mês. Após a prisão de 15 membros de uma organização criminosa, não houve mais ocorrência desta natureza no Estado. O total de carga recuperada soma R$ 22 milhões.
No período de três anos e meio, o governo do Estado realizou concursos públicos para aumentar em 3.834 o efetivo das polícias militar, civil, técnico científica e o Corpo de Bombeiros. Só neste ano foram adquiridas 599 novas viaturas para atender a todas as forças policiais do Estado.
Número igualmente satisfatório foi conseguido com a diminuição de ocorrências na zona rural. Através do programa Pró Rural, de janeiro a agosto deste ano caiu em 26,52% o número de roubos na zona rural.