Com o objetivo de promover ações que visem à redução de mortes e internações por acidentes de trânsito, foi criado o Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas de Goiás, que começará a funcionar, nesta sexta-feira (26), em nova sede, localizada na Avenida 136, setor Marista, em Goiânia.
O obsertavório, que é resultado de uma parceria da Secretaria da Saúde e de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, tem como função indentificar os fatores de risco e a população vulnerável à morte por acidente de trânsito nas cidades de Goiás. Além disso, deve fomentar a implantação de medidas de tratamento.
Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), 21 municípios goianos, que possuem as maiores taxas de mortalidade por acidente de transporte terrestre, são responsáveis por 60% das mortes. As cidades são Goiânia, Uruaçu, Anápolis, Caldas Novas, Rio Verde, Itumbiara, Catalão, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Mineiros, Jataí, Cristalina, Valparaíso, Formosa, Águas Lindas, Inhumas, Niquelândia, Jaraguá, Goianésia, Morrinhos, Ipameri.