Na próxima terça-feira (20) será entregue a população, o segundo eixo estruturante de Aparecida de Goiânia. O Eixo Norte Sul 05 (ENS05) é uma rotatória de grandes dimensões, que passa inclusive sobre o Córrego Tamanduá, onde duas pontes e um bueiro duplo foram construídos.
O eixo conectará cinco grandes avenidas da Região Oeste, interligando bairros como Hilda, Cidade Vera Cruz, Jardim Helvécia, Cardoso 1 e 2. Conectadas, as avenidas permitirão que a população tenha acesso direto à Avenida Rio Verde e à porção oeste do Anel Viário, em diferentes opções de rotas.
Observando a foto, é possível perceber que antes da criação da elipse, as cinco principais avenidas de acesso da região não eram conectadas. Todas elas – Avenida Coemitanga e V-006, Avenida Embaixador e V-003, e a Rua H-135 – “morriam” ao encontrar o Córrego Tamanduá. Sem alternativa para seguir em frente, o morador precisava voltar e buscar caminhos mais longos e demorados.
Quem vinha da continuação do Bairro Cardoso, na divisa com o Conjunto Vera Cruz, por exemplo, ou de outros bairros vizinhos, não tinha como passar para o outro lado da Avenida Rio Verde sem precisar contornar bairros mais distantes da região oeste.
O ENS05 terá o papel de interligar as avenidas e bairros, proporcionando fluidez ao trânsito dessa porção da cidade e, ao mesmo tempo, retirando um grande fluxo de veículos de vias já saturadas, que até então eram as melhores ou únicas opções para a população, como o Anel Viário e a BR-153.
O ENS05 compõe o projeto de Reestruturação Viária da Bacia do Santo Antônio, que contempla a construção de três eixos: o ENS05, entregue agora; o ENS03, que já foi concluído e entregue à população em 2013; e o ENS01, que será inaugurado no dia 30 de setembro e compreende 13,5 quilômetros de ligação entre bairros. Juntos, os novos eixos deverão retirar uma média de 20 mil carros do fluxo diário da BR-153.
Todos os eixos, incluindo o ENS05, são dotados de ciclovias e pistas de pedestres.
Vídeo: Candidatos a prefeito de Aparecida de Goiânia se enfrentam no Debate 730
UniEvangélica começa a construir Faculdade em Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia realiza ação de recolhimento de pneus