A imagem que os brasileiros tem sobre o Congresso não é muito positiva, mas isso não impede que o brasileiro aprove a atuação de deputados e senadores. Pesquisa realizada pelo DataFolha aponta que 22% dos brasileiros tem aprovado os nomes à frente das Casas do país. A informação é da Folha de São Paulo.
O número é relevante pois trata-se da maior aprovação do Legislativo em início de mandato desde 2007. Muito provavelmente, isso se dá devido a alta renovação que o Legislativo passou em consequência das eleições em 2018. Mais de 50% dos deputados foram eleitos para seus primeiros mandatos.
Embora esse índice tenha subido para 22% em 2019, a fatia dos que reprovam os congressistas é maior (32% os classificam como ruins ou péssimos). Outros 41% avaliam a atuação deles como regular, e 5% não souberam opinar.
A aprovação ao Congresso é maior entre evangélicos pentecostais (31%), moradores da região Sul (27%), partidários do PSL (53%) e entre quem avalia o governo de Jair Bolsonaro (PSL) como ótimo ou bom (41%).