A segunda etapa da vacinação contra raiva de herbívoros vai começar no dia 1º de novembro. Até o dia 15 de dezembro, o produtor rural terá que imunizar animais de até 12 meses das espécies bovina, bubalina, equídea, caprina e ovina. Atendendo a pedidos do setor produtivo rural, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) prorrogou o prazo de vacinação de 30 para 45 dias.
Conforme o calendário de vacinação contra raiva, a declaração da quantidade de rebanho existente e da imunização antirrábica poderá ser feita até o dia 30 de dezembro. Para tanto, de modo a comprovar o saldo de rebanho das propriedades rurais e confirmar a aplicação da vacinação contra raiva dos herbívoros, o produtor deve, obrigatoriamente, utilizar o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago).
Com efeito, o sistema pode ser acessado por meio do link Declaração de Rebanho/Vacinação contra Raiva, disponível no site da Agrodefesa. O acesso ao Sidago só é permitido com a utilização de login e senha exclusivos do titular da propriedade rural.
Por fim, a portaria da Agrodefesa estabelece, ainda, que a venda das vacinas somente poderá ser feita a partir de 1º de novembro e as lojas devem ter acesso ao Sidago para lançamento de estoque de entrada e saída. Outra medida prevista é a proibição de leilões presenciais de animais das espécies bovina, bubalina, equídea, caprina e ovina nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.