A Secretaria de Educação do Estado de Goiás vai lançar na terça-feira, 3, uma nova etapa do programa Jovem de Futuro no Estado de Goiás.
A parceria entre a Seduce e o Instituto Unibanco para a implementação do Jovem de Futuro acontece desde 2012, beneficiando cerca de 580 escolas públicas de Ensino Médio de Goiás.
Os resultados alcançados nestes quatro anos levaram a adoção do Jovem de Futuro como estratégia de gestão da rede de Ensino Médio. Essa estratégia inclui a mobilização e formação dos agentes públicos de educação, a definição de metas para a rede de ensino e para cada escola, assessoria técnica à equipe da Seduce, acompanhamento das escolas, monitoramento de resultados, entre outras ações, sempre com o envolvimento dos profissionais da educação – técnicos e gestores escolares.
A secretária Raquel Teixeira destaca que o programa Jovem de Futuro entra em sua terceira etapa em Goiás.
“Essa é, na verdade, uma expansão. As duas primeiras etapas abrangeram parcialmente a rede e agora passaremos a atender todas as escolas de Ensino Médio. Isso significa que a forma de trabalhar com metas para resultado de aprendizagem passa a ser uma política para a escola toda e isso é uma inovação muito importante”, destacou a secretaria.
O projeto Jovem de Futuro é uma iniciativa do Instituto Unibanco e consiste em uma tecnologia educacional criada em 2007, para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes. Além de Goiás, atualmente o Jovem de Futuro é desenvolvido no Ceará, Espírito Santo, Pará e Piauí, sempre em parceria com as secretarias estaduais de educação.