O secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), Rodney Miranda, declarou que foi aberto inquérito policial em que está sendo apurada a alteração de dados criminais de 2018. A declaração foi dada nesta quinta-feira (7), em entrevista. O secretário afirmou que o intuito da alteração dos dados está sendo apurado, mas não descarta uso eleitoral da questão.
“Mas acredito que seja para maquiar os dados, talvez até com proveito eleitoral; mostrar que a situação não estava tão grave quanto realmente estava. Isso aí nós vamos colocar com clareza para vocês assim que o inquérito for concluído”, declarou.
As informações relativas a crimes de 2017 a 2019 da Secretaria de Segurança Pública estão fora do ar. Rodney Miranda disse que não é possível comparar dados em cima de uma base falsa. “E hoje nós temos uma base falsa em 2018 e talvez até de 2017 também”, finalizou.
Rodney Miranda citou como exemplo, dados de homicídios que foram desclassificados para outros tipos de crime, que não tinham relação. De acordo com o gestor uma possível desclassificação de números de homicídios para outras naturezas criminais ocasionaria a redução da taxa de homicídio. O secretário disse que há materialidade de provas sobre a questão.
“Temos bastante materialidade que os números de 2018 foram mexidos. Não posso entrar em detalhes porque a investigação está em andamento, mas assim que concluídas, nós vamos primeiro apresentar para vocês os resultados e depois recolocar à disposição da sociedade aqueles dados que não estão sob sigilo”, afirmou o secretário.
A reportagem não conseguiu contato com os responsáveis pela área de Segurança Pública do governo anterior para comentar o assunto.
{nomultithumb}