A falha de sincronização nos semáforos das principais vias de Goiânia tem causado lentidão até mesmo fora dos horários considerados de pico. O projeto de Onda Verde que garante mais fluidez no trânsito, ainda segue a passos lentos pela Secretaria de Mobilidade (SMM).
Durante entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (5), o titular da pasta, Vinícius Henrique Alves, afirma que o projeto já funciona em Goiânia, mas além de estar muito manual e sem estrutura, é preciso concretizar o processo licitatório para a contratação de software que garante o controle tecnológico dos semáforos.
“Ainda está muito manual e um pouco sem estrutura porque a gente ainda precisa concretizar o processo licitatório que vem se arrastando ao longo de alguns anos”, afirma.
De acordo com o secretário, desde quando assumiu a mobilidade da capital, a ressincronização dos semáforos é uma das prioridades da sua gestão. Segundo Vinícius, em algumas avenidas como T-63, T-7, 85, T-1, T-4, Castelo Branco, Assis Chateaubriand, 24 de outubro e Anhanguera, os semáforos já estão ressincronizados.
“Mas o trabalho não para. Mesmo não tendo estrutura e servidores suficientes, a gente tem trabalhado muito com o que tem”, destaca.
Ainda segundo o secretário o processo licitatório para a contratação do software já está em sua fase final de correções, portanto, a expectativa é que nas próximas semanas seja feita a republicação do edital.
Vale lembrar que desde 2017, a sincronização semafórica de Goiânia é feita sem nenhuma tecnologia. No último dia 6 de março deste ano, estava previsto a abertura do edital de propostas para a compra de um novo software para o controle dos semáforos. Mas foi adiado pela SMM a pedido do Tribunal de Contas do Município (TCM).
O processo prevê também a implantação de um Centro de Controle Operacional, onde seria possível verificar problemas na sincronização dos semáforos mesmo à distância.