A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) recomendou, em nota técnica divulgada nesta sexta-feira (3), a prorrogação do decreto que restringe atividades comerciais, de lazer, além de eventos esportivos e religiosos por mais 15 dias.
O primeiro decreto assinado pelo governador Ronaldo Caiado tem validade até sábado (4). A SES-GO ressalta o pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os países redobrem esforços contra a pandemia de Covid-19 e cita também a recomendação do Comitê de Operações Estratégicas (COE) do Estado de Goiás para se manter o isolamento social por mais 30 dias.
Se a recomendação for acatada pelo governador, o novo período de restrições valeria até o dia 19 de abril. Em live nas redes sociais, Caiado já explicitou a intenção de prorrogar o decreto por mais 15 dias. É possível que algumas pequenas concessões sejam feitas para retomada gradual de atividades que não gerem aglomerações. A ordem, contudo, deve continuar sendo bastante restritiva.
O novo decreto pode ser publicado a qualquer momento nesta sexta-feira. Já no início da semana, o governador dizia que o documento estava quase pronto.
Atividades escolares e retomada gradual
A nota técnica pede ainda a prorrogação da interrupção de atividades escolares presenciais, sejam de universidades ou escolas, públicas ou privadas, por mais 60 dias, a contar do dia 5 de abril, portanto, até o dia 3 de junho.
A recomendação da SES-GO é que haja ainda uma retomada gradual e escalonada do setor produtivo “em plataforma validada pela autoridade sanitária, após expiração do decreto governamental que determina o isolamento social”.