Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 9 anos atrás

Secretaria de Saúde concede coletiva sobre dengue e poluição do ar nesta sexta, 11

Compartilhar

A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) concederá entrevista coletiva nesta sexta-feira (11), às 8h30, para divulgar os resultados do Programa de Vigilância de Populações Expostas à Poluição do Ar (Vigiar), do Ministério da Saúde.

Além disso, também serão divulgados os novos números relacionados à dengue no Estado e apresentação da Sala de Gerenciamento de Crises, instalada no Conecta SUS [Sistema Único de Saúde], na SES-GO.

Publicidade

O Programa Vigiar é coordenado pela área de Vigilância em Saúde Ambiental, da Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiás. Para fazer o levantamento, é utilizado o Instrumento de Identificação dos Municípios de Risco (IIMR), que avalia o potencial de cada cidade em poluir e a vulnerabilidade da população.

Publicidade

Mortes

O número de mortes em virtude de problemas respiratórios no Estado está concentrado na Região Centro-Sul de Goiás, de acordo com o IIMR. “Nessa observação não estamos vinculando as fontes fixas como causa das mortes, mas é notório que atividades com emissões poluentes contribuem expressivamente como agravantes para as doenças respiratórias, podendo levar a óbito de forma prematura”, explica a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Tânia Vaz.               

Publicidade