Educação

Secretaria de Educação lança Guia de Busca Ativa para evitar evasão escolar

O programa de busca ativa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ganhou nesta segunda-feira (18) um guia. O informativo foi lançado em parceria com o Instituto Unibanco. O objetivo é combater a evasão escolar na rede estadual de ensino.

O evento contou com uma palestra do superintendente executivo do instituto, Ricardo Henriques, sobre a legislação vigente relativa à busca ativa escolar e ao direito de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes.

Mais: UEG retoma aulas presenciais no mês que vem

Busca ativa em Goiás

O programa de busca ativa está em vigência desde que o Regime Especial de Aulas não Presenciais (Reanp) foi implementado nas unidades escolares da rede pública estadual, no ano passado.

Segundo a Seduc, a frequência dos estudantes é monitorada. Aquelas que acumulam faltas recebem o contato de uma equipe da pasta, que dialoga para entender a motivação e oferece soluções para evitar a evasão escolar.

A estratégia da Busca Ativa Escolar é uma metodologia social. Ela dispõe de uma plataforma tecnológica gratuitas para estado e municípios, onde as informações são atualizadas diariamente e compartilhadas por todos os envolvidos na educação.

A estratégia tem a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

“É por meio de ações de informação e de mobilização para diversos públicos, realizadas pelas equipes municipais e estaduais da Busca Ativa Escolar, que pretendemos ampliar o nível de compreensão dos desafios. Assim, podemos avançar cada vez mais no enfrentamento da exclusão escolar e na concretização da educação como direito inalienável das crianças e adolescentes brasileiros”, explica a consultora da Unicef, Daniella Rocha Magalhães.

Mobilização

Patrícia Coutinho, superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Seduc Goiás, afirma que a estratégia da Busca Ativa Escolar significa não deixar nenhuma criança ou adolescente fora da escola. “O mais significativo dessa iniciativa é o fato de mobilizar estado e municípios para garantir que o aluno tenha acesso à educação, à aprendizagem. E isso faz toda a diferença no desenvolvimento e na concretude das políticas públicas de qualidade”.

A Busca Ativa Escolar consiste em uma metodologia social, aliada a ferramentas tecnológicas, que visa auxiliar no mapeamento das crianças e adolescentes que estão fora da escola. A estratégia é parte da iniciativa “Fora da Escola não Pode”, realizada pelo Unicef e elaborada em conjunto com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024