Categorias: Política

Secretária da Fazenda diz que prioridade do Estado é a redução das despesas

A secretária da Fazenda de Goiás, Ana Carla Abrão Costa, afirmou que a prioridade do Estado neste momento é a redução de despesas e o aumento da arrecadação. Segundo ela, a redução das despesas é o principal problema a ser resolvido, principalmente nas pastas que sofreram fusão na reforma administrativa.

Em entrevista à Rádio 730, a secretária disse a reunião ocorrida ontem com o secretário de Gestão e Planejamneto, Thiago Peixoto (PSD), e técnicos financeiros foi um marco do início do governo para alinhar a Fazenda e o Planejamento no reajuste fiscal e a médio prazo, o crescimento da capacidade do Estado.

Leia mais: Secretários iniciam análise sobre mudanças no orçamento do Estado

Segundo Ana Carla, a secretaria já tem ideia dos cortes em relação a espaços físicos e contratos, que para ela, são linhas mais “óbvias” de corte. O estudo detalhado sobre a situação atual do Estado, que está sendo levantado pelos técnicos, deve ser finalizado ainda no final deste mês. Conforme as declarações da secretária, após o diagnóstico do estudo, as ações de diminuição de custeio devem ser iniciadas.

De acordo com a secretária da Fazenda, a capacidade de investimento do estado está restrita, já que a folha está inteiramente comprometida com as dívidas. Ainda assim, ela afirmou que o aumento no valor dos impostos não está sendo discutido reiterando que a prioridade é a redução de despesas.

Sobre o corte no repasse do ICMS aos municípios, Ana Carla declarou que eles não foram comunicados e foram pegos de surpresa. A secretária disse que a Fazenda não quis afetar o fluxo de caixa dos municípios e que o desconforto surgiu pela falta de comunicação prévia.

Segundo ela, não existe a possibilidade da revisão desses débitos. “Os valores remanescente do ressarcimento serão descontados mediante conversa para não gerar transtornos. Mas o corte dos município não é reversível. Isso compõe a prestação de contas do Estado”, disse.

Na entrevista, Ana Carla ainda falou sobre o cenário econômico nacional e afirmou que as declarações do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, são alentadores e positivas. De acordo com ela, o ministro deixa clara a política econômica do país, mostra as novas orientações do governo e deve trazer o Brasil novamente para a rota do crescimento.

Laura Santos Braga

Notícias Recentes

Profissionais da saúde de Aparecida declaram apoio a professor Alcides

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL), recebeu,…

12/08/2024

Sem histórico de reeleições em Piracanjuba, vice-prefeita está confiante na derrota do prefeito da cidade

Fundada há 168 anos, a cidade de Piracanjuba nunca reelegeu um prefeito. Administrado atualmente por…

12/08/2024

Semana da Saúde do HDT oferece serviços gratuitos à população

Entre os dias 14 a 16 de agosto será realizada a Semana da Saúde do…

12/08/2024

“Bandido não vai se criar”, diz Leandro Vilela ao prometer gestão “padrão Caiado” em Aparecida

Candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, pela base governista, Leandro Vilela (MDB) diz que…

12/08/2024

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024