O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e candidato ao governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota), destacou, em entrevista ao Diário de Goiás, os principais projetos que estão inclusos dentro do seu plano de governo. Se eleito, segundo Mendanha, o objetivo é seguir o mesmo modelo implantado em Aparecida de Goiânia com a proposta de ‘Estado Inteligente’.
De acordo com Gustavo, primeiro, o projeto é levar infraestrutura básica e tecnologia ao estado, com o fibramento óptico e critica a atual gestão. ”Com um governador atrasado desse jeito, não investiu em tecnologia”, afirma.
Mendanha ressalta que dentro do projeto ‘Estado Inteligente’, é instalar 24 mil câmeras em funcionamento em todo estado. Segundo ele o projeto visa otimizar a falta de o operador de Segurança Pública.
”As câmeras são importantes, como foram em Aparecida, vamos implantar inteligência artificial. Você acaba tendo condições de agir com mais eficiência caso ocorra alguns delitos, ou até de alguma forma anteceder a ação com a inteligência artificial”, afirma. De acordo com Gustavo, após a implantação do projeto em Aparecida de Goiânia, o município conseguiu reduzir cerca de 70% da criminalidade.
O debate vem de encontro com a recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), para que seja feita a instalação de câmeras em uniformes de militares, assim como também dentro das viaturas, em Anápolis. Dados divulgados pelo MP apontam que, atualmente, Goiás é o segundo estado com mais mortes por intervenções policiais no país.
Além disso, o MP ainda pede que o governo de Goiás tome providências sobre os números de mortes por PMs. Durante sabatina ao jornal O Popular, na última segunda-feira (22), o governador Ronaldo Caiado (UB), disse que primeiro irá priorizar a instalação de câmeras nas ruas e nos presídios e disse que os recursos são ”finitos”.
LEIA: MP-GO recomenda que PMs usem câmeras nas fardas e viaturas, em Anápolis
Segundo Gustavo Mendanha, sendo eleito, o assunto sobre câmeras para PMs será debatido com a corporação, ele não descarta a ideia de implantar o modelo também em Goiás. ”Não vejo problema, mas a princípio, nós faremos a instalação de câmeras em pontos específicos com os técnicos de segurança, com agentes de trânsito também, porque o videomonitoramento ajuda a prevenir os acidentes de trânsito”, ressalta.