Publicidade
Destaque
| Em 3 anos atrás

Saúde em Goiânia monta pontos de testagem ampliada para Covid-19 no Mutirama e no Vera Cruz 2

Compartilhar

A partir desta quinta-feira (06/01), além dos postos de saúde em Goiânia, quem quiser se submeter a testagem de Covid-19 pode ir ao Parque Mutirama ou no Vera Cruz 2. Os dois novos pontos foram montados para ampliar o movimento de testes, num momento em que a pandemia volta a aparecer com mais força. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (05/01), pelo secretário de Saúde da capital, Durval Ferreira. 

Ferreira pontua que a tendência para os próximos dias é intensificação e ampliação no número de testagens. “Já fazemos testagens ampliadas há vários meses. Todas as unidades de saúde também realizam testes de covid. Neste momento que nós vemos a ampliação dos casos é importante que a ação seja amplificada. A partir de amanhã, oferecemos o dobro da capacidade dos testes”, pontua.

Publicidade

Segundo Ferreira, as testagens ampliadas serão fundamentais para identificar as variantes em circulação na capital. “A intenção é intensificar as ações, bem como continuar fazendo o sequenciamento genético para monitorar e conhecer as cepas circulantes”, destacou. Durante a semana passada, postos de saúde públicos e privados ficaram sobrecarregados. Ontem (04), o Procon Goiânia suspendeu as atividades por conta de novo surto da doença.

Publicidade

Aumento na positividade dos testes foi confirmada pela pasta

Publicidade

Mais cedo, em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Grécia Pessoni, destacou que o aumento na positividade dos testes foi percebido pela pasta e fez apelo para que as pessoas continuassem a tomar os devidos cuidados.

“Percebemos um aumento da positividade nas últimas duas semanas, muito em virtude das festas de fim de ano. Quase um mês antes as pessoas começaram a fazer confraternizações e há descuidos”, destacou.

Publicidade

A circulação mais forte do vírus causou surtos na Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e no Procon. O próprio prefeito Rogério Cruz também testou positivo para o coronavírus.

“Nesse momento, o mais importante são medidas individuais. Que as pessoas se cuidem, usem máscaras, evitem a exposição. Depois de tudo que aprendemos, não é sair fechado. Vimos que, em muitas situações, com comércio fechado, eventos proibidos, as pessoas continuaram se reunindo em casa, em grupos pequenos. Essas reuniões favorecem a transmissão, pois as pessoas estão mais próximas e não utilizam máscaras”, avalia.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.