Destaque

Saúde de Goiânia espera vacinar mais de 20 mil profissionais da saúde até final da semana que vem

A segunda fase da vacinação em Goiânia começou nesta terça-feira (26/01) com a imunização de profissionais da saúde que ficaram de fora da primeira semana. Agora, trabalhadores, tanto da rede pública como privada, que atuam em Ambulatórios e Clínicas que fazem parte da rede de retaguarda ao coronavírus poderão ser vacinados. A expectativa é que quase 25 mil desse grupo sejam imunizados até o fim da semana que vem, de acordo com a diretora de Epidemiologia de Goiânia, Grécia Pessoni.

“A gente espera que a vacinação dos trabalhadores de atenção primária seja concluída até sexta-feira. Esperamos vacinar cerca 3 a 3,5 mil trabalhadores da atenção primárias e até o próximo domingo esperamos vacinar cerca 20 mil pessoas trabalhadores de saúde no município de Goiânia”, explicou Pessoni na Live do DG na manhã desta terça-feira (26/01). Ela estava acompanhando o começo da imunização no Centro de Saúde da Família Ville de France, região leste de Goiânia. Neste momento, profissionais que atuam em clínicas odontológicas, por exemplo, ainda não serão imunizados.

De acordo com Pessoni, está nas notificações e demandas de internações de cada Centro Médico. “O critério, na ordem de prioridade, é aquele hospital que mais interna do que menos interna. E aquele ambulatório e clínica que mais notifica para o que menos notifica, o que a gente está priorizando para ser o primeiro ou segundo, não é se é público ou privado e sim o número de internações e o número de atendimento para covid-19”,

Entre aqueles que estão inseridos nesta etapa, os que fazem coleta para diagnóstico. “A gente ainda tem mais trabalhadores que estão principalmente e fazem coleta de diagnóstico. Mas ainda tem outros trabalhadores que vão continuar a vacinação na próxima semana, são hospital de internação para covid-19 que não tem um número tão grande de internação quanto os Hospitais que foram iniciados semana passado.”

Assista a entrevista na íntegra:

Dentro dos grupos prioritários estão os trabalhadores das 81 unidades da Atenção Primária de Goiânia. São aproximadamente 5 mil profissionais que atuam nas 59 Unidades de Saúde da Família (USF) e 22 Centros de Saúde da Família (CSF). Todos serão vacinados esta semana.

A vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a empresa sueco-britânica AstraZeneca é armazenada entre +2 e +8°c e mesmo após aberta tem validade de 6 horas, cada frasco da vacina contém o total de 10 doses. A segunda dose será aplicada em um intervalo de 12 semanas (3 meses).

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

Notícias Recentes

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024