A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, registrou o segundo caso de raiva de morcegos somente neste ano, na capital. De acordo com a pasta, o morcego infectado pertence à espécie frugívora Artibeus lituratus. O animal foi encontrado morto em uma casa localizada na Vila João Vaz, na região Oeste.
A pasta informa ainda que o morcego não teve contato direto com os moradores e nem com animais de estimação.
Nesta quarta-feira (12), equipes de vigilância em zoonoses iniciaram um bloqueio vacinal dos animais das quadras próximas da residência onde foi encontrado o morcego. Portanto, a pasta ressalta que cães e gatos que não estiverem com a vacina antirrábica em dia serão vacinados durante a visita dos agentes de endemias e veterinários. Já que uma vez imunizados, os animais não contraem a doença, mesmo que tenham contato com um morcego com a raiva.
Este não é o primeiro caso confirmado na capital. No final de março deste ano, o primeiro caso foi registrado no setor Setor Universitário, na capital.
A Secretaria de Saúde orienta a população que, em casos de acidentes com animais domésticos, silvestres e principalmente morcegos, é preciso procurar uma Unidade de Saúde o mais breve possível para avaliação da profilaxia de raiva adequada para o caso.
Além disso, ao se deparar com um morcego morto, caído ou encontrado em horário e local não habitual (pousado em local claro durante o dia), a população deve entrar em contato com a Unidade de Zoonoses para que seja feito o recolhimento do animal.