A partir do dia 17 de dezembro todas as linhas de ônibus da cidade de São Paulo terão Tarifa Zero aos domingos. A medida será aplicada da 0h às 23h59. Inicialmente, o serviço será feito com a frota atual operacional de 4,8 mil ônibus. O benefício irá atender 2,2 milhões de passageiros que utilizam 1.175 linhas de ônibus municipais aos domingos.
A Tarifa Zero parece ser uma tendência entre as cidades brasileiras. Recentemente, a Prefeitura de Luziânia lançou o programa, que diferente do implantado em São Paulo, fornece transporte gratuito diariamente para os usuários cadastrados. A iniciativa é o resgate de uma promessa de campanha, de 2020, do então deputado estadual e candidato a prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto.
Conforme estudos da SPTrans, aos domingos, existe 60% de capacidade ociosa nos ônibus em alguns períodos, o que permite absorver uma demanda maior em São Paulo. Sendo assim, a informação é de que não será necessário o aumento de recursos para custear a iniciativa.
Com a gratuidade, a expectativa é de que a população tenha um acesso democrático ao lazer, parques, centros esportivos e eventos culturais. A iniciativa também visa uma melhora na economia e na oferta de empregos, além do fomento ao uso do transporte público.
Segundo informações do site Metrópoles, só de espaços culturais da Prefeitura, que abrem aos domingos, são 78; de espaços esportivos, 45; além de 112 parques. Além disso, existem outras opções além dos equipamentos do Estado, particulares, como os shoppings.
Para utilizar os passageiros terão que usar o Bilhete Único, onde a tarifa não será cobrada. Para o usuário que não tiver o bilhete, o cobrador ou o motorista serão responsáveis pela liberação da catraca.