DIEGO GARCIA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A realização de um amistoso no Morumbi no último domingo (10) não caiu bem nos bastidores do São Paulo. O clube cedeu sem custos o estádio para a antiga patrocinadora Prevent Senior realizar jogo amistoso com o ex-meia Basílio, ídolo do rival Corinthians.
A reportagem apurou que a empresa não pagou pelo aluguel do espaço para realizar a partida no estádio são-paulino. O clube apontou que a Prevent tinha direito a uma data no Morumbi prevista em contrato ainda quando foi assinado o acordo do patrocínio master.
Até 2016, a seguradora patrocinava a camisa do São Paulo. Em acordo para seguir mais dois meses expondo a marca na camisa do clube neste ano, a Prevent negociou esse direito de fazer um evento no estádio no final do ano.
O aluguel do estádio para um evento desse tipo poderia custar cerca de R$ 300 mil. O fato de ter a participação de um ídolo corintiano como parceiro dos organizadores gerou comentários e interpretações de alguns conselheiros.
“É um absurdo e um desrespeito com a nossa torcida ver nossos rivais usando nossas instalações para festa de comemoração”, reclama o conselheiro e ex-diretor de marketing Douglas Schwartzmann.
“Imagina os amigos do Raí comemorando os 25 anos do título Mundial em Itaquera?”, ironiza.
A interpretação do são-paulino e de outros membros do Conselho é que o amistoso teria sido realizado em comemoração aos 40 anos do título do Campeonato Paulista de 1977, vencido pelo Corinthians em final disputada no Morumbi. No entanto, os cartazes alusivos ao jogo jamais mencionaram tal fato.
“Realmente houve algumas críticas pontuais. Não entendo que o jogo dos ‘Amigos do Basílio’ tenha sido uma homenagem a ele, e sim, foi promovido pelo Basílio.
O São Paulo tem a tradição de respeitar todos os ex-jogadores, e o Basílio é um homem de caráter e sempre teve respeito com nossa instituição. Se o jogo fosse com os amigos do Neto ou do Vampeta, dois ex-jogadores que não têm bom senso em seus comentários e ficam querendo aparecer a nossas custas, seria totalmente inapropriado qualquer evento”, ponderou o conselheiro Newton Ferreira.
Organizador da partida junto com a Prevent, o ex-meia Basílio confirma que o jogo foi realizado com a empresa e nega o caráter comemorativo ao título corintiano.
“Todo ano tenho feito esse jogo em parceria da Prevent. Ano passado foi no Parque São Jorge, esse ano no Morumbi e, futuramente, no Allianz Parque e na Arena Corinthians. Chamamos fornecedores, adolescentes, muitos garotos na faixa etária de 10 a 16 anos e colocamos para brincar com atletas consagrados”, afirma o ex-jogador.
“Pode acrescentar que tenho muito respeito pelo São Paulo e por todos os clubes e que só tenho que agradecer aos funcionários do clube e ao próprio São Paulo pelo tratamento que me deram no domingo”, continua Basílio.
Batizado como “Jogo dos Amigos”, o evento contou com a participação de diversos ex-atletas, como Viola, Gilmar Fubá e Dinei, mas também outros não corintianos, como Chulapa, Edu Bala, Badeco, Ilsinho, Gilberto Sorriso, Dudu e Ademir da Guia, o que descaracteriza qualquer alusão à histórica conquista corintiana.
A Prevent também foi procurada para comentar sobre o evento e o contrato firmado com o São Paulo que previa uma data para a empresa utilizar o Morumbi, mas não respondeu até as 14h30 desta quarta (13).