O técnico Rogério Ceni ganhou nesta quinta-feira (23) um importante reforço para as fases decisivas que o Tricolor terá pela frente neste início de temporada. O lateral-esquerdo Edimar, que estava no Cruzeiro, chega ao clube por empréstimo até o final de 2017 – com opção de compra fixada – para dividir o setor com o jovem Júnior Tavares.
Aos 30 anos, o jogador com passagem pelo futebol europeu fortalecerá o São Paulo na estreia na Sul-Americana e na sequência da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista – a equipe lidera o Grupo B e busca vaga no mata-mata do estadual.
O ala começou a carreira nas categorias de base do Cruzeiro, e ainda novo em Minas Gerais passou por Guarani, Tupi e Ipatinga. Do futebol mineiro, Edimar seguiu para o Velho Continente e iniciou a sua trajetória de oito anos longe do Brasil. Em 2008, o atleta defendeu o Braga-POR e foi campeão da Copa Intertoto UEFA. Na temporada seguinte, seguiu para o CFR Cluj e atuou no futebol romeno até 2011: foi bicampeão nacional, campeão da taça e da supertaça neste período.
Após a vitoriosa passagem pela Romênia, o lateral-esquerdo foi transferido o Xanthi, da Grécia, e na sequência retornou a Portugal. Pelo Rio Ave-POR, o ala foi protagonista de um momento histórico de seu clube: marcou o gol da inédita vitória da equipe sobre o Sporting por 1 a 0, em pleno Estádio José Alvalade.
No currículo, o jogador ainda acumula passagens por duas ligas renomadas: Italiana (defendeu o Chievo) e Espanhola (atuou no Córdoba). O retorno ao Brasil aconteceu durante a temporada 2016, quando o técnico português Paulo Bento trouxe o ala para o Cruzeiro. Pela equipe de Belo Horizonte, o jogador disputou 27 partidas antes de acertar a sua chegada ao Tricolor.
Edimar já está na capital paulista, realizou os exames médicos, assinou contrato, conheceu a estrutura do Centro de Treinamento da Barra Funda e será integrado ao elenco na reapresentação desta sexta-feira (24). O reforço deverá ser apresentado na próxima semana.