Em junho de 2016, o técnico Dorival Júnior indicou à diretoria do Santos a contratação do meia-atacante Marcos Guilherme, revelação do Atlético-PR. Havia uma preocupação no clube de que o meia Lucas Lima poderia ser negociado a qualquer momento, deixando o setor de criação com poucas opções.
A negociação não foi fechada. De qualquer forma, um ano depois, Dorival vai poder, enfim, trabalhar com o atleta, de 21 anos. O São Paulo anunciou nesta quinta-feira (20) sua contratação. Agora vindo do Dínamo de Zagreb, da Croácia, ele chega por empréstimo de 18 meses.
Marcos Guilherme já estava jogando pelo clube croata em condição de emprestado. Ele se apresentou em Zagreb em janeiro deste ano e agora foi repassado. Fez 13 partidas pelo Dínamo na temporada 2016-2017, além de duas pela equipe B do clube.
Visto como grande promessa na Arena da Baixada, lançado ao profissional em 2013, o meia-atacante perdeu espaço depois de ser campeão paranaense em 2016. Ele já disputou mais de 150 jogos pelo Atlético-PR.
No São Paulo, Marcos Guilherme talvez possa se reencontrar com o zagueiro Lucão, de quem foi companheiro nas seleções brasileiras de base. Os dois disputaram juntos o Mundial Sub-20 de 2015, na Nova Zelândia. No momento, porém, o defensor está treinando separado do elenco no CT da Barra Funda, à espera de propostas.
Desde junho, a diretoria são-paulina já anunciou seis reforços, incluindo a repatriação do meio-campista Hernanes nesta quarta (19). Os demais: o volante Petros, os meia-atacantes Jonathan Gómez, argentino, e Maicosuel e os zagueiros Robert Arboleda, equatoriano, e Aderllan.