Publicidade

Saneago tem plano de racionamento aprovado, mas medida só entra em vigor caso crise hídrica piore

A Saneago já tem um plano de racionamento aprovado pelas agências reguladoras de Goiânia e de Goiás. O planejamento prevê que, em caso de piora da crise hídrica, bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia poderão ter o abastecimento interrompido a cada dois dias.

Por ora, apesar de aprovado, o plano segue arquivado. Ele será colocado em prática caso a vazão do Meia Ponte caia a 2,4 mil litros por segundo. Nesse caso, o rodízio ocorreria nas regiões servidas pelo manancial.

Publicidade

Em nota, a Saneago lembrou que, hoje, a captação do Meia Ponte está em 2,6 mil litros por segundo, o que garante o abastecimento normal. A barragem do Ribeirão João Leite, que também atende parte da Grande Goiânia, está com 78% da capacidade de reservação. “Com isso, a produção e distribuição de água tratada segue normalizada”, disse a companhia.

Publicidade

A estatal lembra que os planos de racionamento não necessariamente devem ser efetivados e são apenas uma saída emergencial em caso de agravamento de crises. “Neste ano, a companhia está ainda mais preparada para manter o abastecimento normalizado.”

Publicidade

Rompimento em adutora causa falta d’água

Moradores de Aparecida e Goiânia registaram desabastecimento nesta segunda (20) e terça-feira (21). A falta d’água se deu, segundo a Sanego, pelo rompimento de uma adutora de grande porte no Setor Leste Vila Nova.

Publicidade

A estatal informou que, imediatamente após o rompimento, o registro foi desligado e os técnicos repararam a estrutura. De acordo com a Saneago, imóveis com caixas d´água bem dimensionadas não foram afetados. O abastecimento de água foi retomado após a conclusão do serviço e está em fase de normalização gradual.

No entanto, informou a empresa, a normalização total do sistema depende da completa recuperação da rede e dos reservatórios, com carga d’água. Os bairros mais distantes da Estação de Tratamento de Água de Goiânia, no setor Negrão de Lima, e da parte alta da cidade ainda podem ter intermitências no abastecimento ao longo do dia. Em Goiânia, os bairros ainda afetados são os da influência dos reservatórios: Celg Elevado (Jardim Goiás), Pedro Ludovico, Serrinha, Parque Amazônia, Riviera, Villagio Toscano, Parque Atheneu, Alphaville, Brisas do Cerrado, Recanto dos Buritis, Jardins Atenas, Jardins Paris, Parque das Laranjeiras, Portal Green e Portal do Sol. Em Aparecida de Goiânia, as regiões dos bairros Papillon, Santa Luzia e Vila Brasília.

A previsão é de normalização total no decorrer da noite de hoje. A Saneago solicita a compreensão da população e o consumo moderado de suas reservas nas caixas d´água, principalmente até a recuperação total do sistema.

Publicidade
Compartilhar