Foi sancionada pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), lei aprovada por unanimidade na Câmara de vereadores que determina o plantio de mudas de pequis em praças da capital.
A matéria foi autoria do suplente de vereador Eudes Vigor (PSDB), que exerceu o mandato durante o período em que Paulo Borges foi secretário da prefeitura. A lei foi sancionada nesta segunda-feira (6).
Pela lei, o plantio dos pequizeiros (Caryocar Brasilienses) será feito em praças e outros locais determinados pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). De acordo com Eudes Vigor, a iniciativa partiu de relatos, principalmente de turistas, que queriam ver uma árvore com frutos ao visitar a capital, mas não acharam.
Na justificativa do projeto, o então vereador assegurou que “o pequi para os goianos é mais que um alimento. Faz parte de sua identidade e cultura”. Em plenário, os parlamentares concordaram com a matéria. Um dos locais de destaque seria a Alameda Pequizeiro, situada no anel externo do Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás.