Publicidade
Categorias: Brasil
| Em 9 anos atrás

Samarco: MP pede para Justiça Federal julgar pedidos de prisão

Compartilhar

O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) e o Ministério Público Federal (MPF) pediram nesta sexta-feira (26) que a Justiça Federal apure responsabilidades referentes ao rompimento de barragens da Samarco, em Mariana, a partir do inquérito instaurado pela Polícia Civil.

A prisão preventiva do presidente licenciado da mineradora, Ricardo Vescovi, e outras seis pessoas havia sido indiciado na última terça-feira (23). O objetivo é reunir todo o julgamento relacionado ao rompimento da barragem na mesma jurisdição para evitar decisões contraditórias.

Publicidade

Os crimes apurados no inquérito da PC são de competência da Justiça do Estado. No entanto, por a Justiça Federal ser o órgão responsável por analisar os delitos ambientais na bacia do Rio Doce, o ideal será que a Federal julgasse os demais crimes relacionados ao caso.

Publicidade

Se a Justiça Estadual atender à solicitação do Ministério Público, o inquérito da Polícia Civil deverá ser apreciado pela 1ª Vara Federal Criminal de Mariana. Desta forma, o MP será convocado para se manifestar, apresentando ou não denúncia contra os sete indiciados.

Publicidade

O caso

Em 5 de novembro de 2015 duas barragens de rejeitos se romperam em Mariana e destruíram o Distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais. O ocorrido causou a morte de 19 pessoas, destruição de vegetação nativa e poluiu as águas da bacia do Rio Doce. Além disso, várias pessoas ficaram desabrigadas.

Com informações da Agência Brasil

Publicidade

Leia mais:

Publicidade