Os eleitores de Goiânia compareceram às urnas neste domingo (27) e escolheram Sandro Mabel (UB) como o novo prefeito do município. As pesquisas eleitorais finais já indicavam uma vantagem para Mabel, prevendo sua vitória sobre o adversário Fred Rodrigues (PL). Curiosamente, no primeiro turno, Rodrigues havia liderado, contrariando as expectativas das sondagens anteriores, mas no segundo turno, Mabel consolidou seu favoritismo e garantiu o cargo.
A pesquisa da AtlasIntel, realizada entre os dias 20 e 25 de outubro com 1.199 entrevistados, foi a mais próxima do resultado final da eleição. O levantamento apresentou quase todos os números dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, e foi preciso em prever o número de votos para Sandro Mabel. Na pesquisa, Mabel aparecia com 55,5% dos votos válidos, valor exato com o qual foi eleito. Fred Rodrigues, por sua vez, tinha 44,5% dos votos válidos na pesquisa e terminou o pleito com 44,4%, uma diferença mínima em relação ao previsto.
A pesquisa da Real Time Big Data foi um pouco mais distante do resultado oficial das urnas entre os levantamentos divulgados nessa semana de eleição. O levantamento indicava Mabel com 52,0% dos votos, uma diferença de -3,5 pontos percentuais em relação ao resultado final, ultrapassando a margem de erro de 3 pontos. Fred Rodrigues, segundo essa pesquisa, aparecia com 47,9% das intenções de voto, valor também distante do resultado final do pleito.
Outras pesquisas também se aproximaram bastante do resultado oficial, como a Quaest. Divulgada no sábado (26) pela TV Anhanguera a pesquisa apontou 8 pontos percentuais de vantagem de Mabel sobre Fred Rodrigues, alterando o cenário observado no primeiro turno. Eles registraram respectivamente 54% e 46% das intenções de votos considerando os válidos.