A data do pagamento da primeira parcela ou parcela única do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Territorial Urbano (ITU) em Aparecida de Goiânia, foi definida para 15 de março. Os boletos vão estar à disposição dos contribuintes a partir do dia 10 de fevereiro e os carnês devem chegar às residências até o final do próximo mês. Em 2017, os impostos terão apenas reposição inflacionária de 6,9%.
De acordo com o Secretário Municipal de Finanças de Aparecida de Goiânia, André Luiz Ferreira, neste ano, o quantitativo de propriedades tributáveis no município é de 160 mil imóveis edificados e 88 mil não edificados. Juntos, os lançamentos do ITU e do IPTU devem gerar R$ 140 milhões aos cofres da prefeitura.
Cerca de R$ 60 milhões desse valor equivale às propriedades em débitos com a prefeitura. “Essa inadimplência que no primeiro ano e de 40% cai gradativamente nos anos subsequentes. Com os protestos em cartório, a Prefeitura espera que pelo menos 60% dos contribuintes procurem o município para fazerem a negociação,” informou o secretário.
Segundo o secretário existe uma política de cobrança progressiva da taxa do ITU para forçar o dono do lote à edificar. “Há alguns anos, Aparecida de Goiânia tinha mais de 120 mil imóveis vagos, hoje esse número reduziu para 88 mil. Com isso, a economia é movimentada, gerando mais impostos e empregos,” explicou André Luiz Ferreira.
Para pagamento à vista, até 15 de março, o contribuinte receberá 15% de desconto no IPTU ou ITU, e se preferir, pode optar pelo parcelamento em até 10 vezes. No caso do IPTU, a Prefeitura encaminhará o carnê para a residência do cidadão. Já o ITU, por ser lote vago, o proprietário deve retirar a guia de recolhimento do imposto pelo site www.aparecida.go.gov.br ou nos SACs físicos localizados no Centro, Garavelo, Nova Cidade ou nas lojas de atendimento da Prefeitura de Aparecida na Vila Brasília, Cidade Livre e Parque Flamboyant. Além dos postos de atendimento nas unidades Vapt Vupt Buriti Shopping e Araguaia Shopping.
Leia mais: