O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o caminho para que brasileiros tracem diversas conquistas no âmbito acadêmico e profissional. A prova, que antes era utilizada apenas para avaliar os conhecimentos dos egressos do ensino médio, foi ampliada e agora é a porta de entrada para realização de muitos sonhos. Mas quais são os benefícios do Enem? Separamos uma lista para você saber como aproveitar as oportunidades.

Bolsa de estudo para faculdade

Publicidade

O Programa Universidade para Todos (Prouni) utiliza a nota do Enem para ofertar bolsas de estudo integral e parcial para faculdades. Para participar do processo seletivo é preciso ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos no Enem e superior a zero na redação, ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa e ter estudado o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral.

Publicidade

Financiamento para faculdade

Publicidade

Com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) é possível financiar o curso e só precisar pagá-lo após concluir a graduação. Podem participar do Fies estudantes que tenham realizado alguma edição do Enem a partir de 2010, obtido média igual ou superior a 450 pontos no resultado final e superior a zero na redação. Há outros critério importante: o de renda familiar, que não pode ultrapassar cinco salários mínimos.

Ingressar em universidade pública

Publicidade

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o governo federal ampliou ainda mais o acesso às universidades e institutos públicos. Podem participar do Sisu estudantes que fizeram o Enem mais atual e não tenham zerado a redação. Candidatos que participaram do Sisu em edições anteriores e tenham sido selecionados, mas não estejam cursando nenhuma graduação no momento também podem concorrer novamente. Para isso, é preciso ter feito a edição mais recente do Enem.

Ingressar na faculdade sem fazer o vestibular

Diversas faculdades já aderiram ao Enem como forma de ingresso, mesmo sem ser por meio dos programas do governo. Dessa forma, os candidatos não precisam fazer o vestibular tradicional da instituição. A nota do Enem para aprovação fica a critério da faculdade, no entanto, a maioria usa a média mínima utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) em seus programas: 450 pontos e superior a zero na redação.

Estudar em Portugal

Mais de trinta universidades portuguesas já aceitam a nota do Enem para o ingresso de estudantes brasileiros. Os inscritos são selecionados conforme o desempenho obtido no Enem. O calendário de matrículas, as notas mínimas exigidas, os pesos específicos para cada área de conhecimento e curso variam conforme a universidade. A primeira universidade a participar do convênio foi a Universidade de Coimbra (UC), em 2014.

Publicidade