Lançada há menos de uma semana, ‘1899’, da Netflix, já está dando o que falar. Além de ser a primeira série que Friese e bo Odar trazem depois de Dark, que também fez muito sucesso, produção traz um enredo bem diferente do que já foi visto, mas, ainda assim com muito mistério e suspense. Segundo os criadores, inclusive, a trama é “igualmente estranha e muito interessante” a Dark.
Mas sobre o que é ‘1899’? Sem dar detalhes e spoilers, é possível dizer que os oito episódios trazem tais eventos misteriosos durante a viagem de um navio de emigrantes da Europa para Nova York. Mais de mil passageiros, de diversas nacionalidades, rumo às promessas de uma vida melhor na América, mas, que antes de chegar, tem suas vidas alteradas após o capitão do barco e sua equipe mudarem de rota para atender ao chamado do Prometheus, um outro navio que há meses estava desaparecido.
Com isso, os acontecimentos e suspenses começam a se acumular. O que os personagens encontram transforma sua travessia para a terra prometida em um mistério de pesadelo. Além disso, há algo, inclusive, que traz uma possível premissa da trama nos pôsteres de divulgação que chamou atenção: o símbolo em formato triangular que, junto com a sinopse, sugere que a trama aborda o Triângulo das Bermudas, área no Oceano Atlântico onde já sumiram centenas de navios e aviões e se tornou centro de inúmeras teorias da conspiração.
A respeito disso, os criadores não confirmaram nem negaram: “Sempre trabalhamos com símbolos e objetos e geralmente temos um objeto específico que está vinculado a um personagem. Então tentamos encontrar um mundo de símbolos que se conectem ao nosso tema”, comentou a roteirista em uma entrevista. “É o mesmo aqui novamente, agora com a pirâmide padrão e os triângulos. Está tudo enraizado em uma ideia central”, finalizou.
Junto do capitão, um dos principais personagens, ao longo dos oito episódios é possível acompanhar as diversas personagens que viajam a bordo do navio, que se chama Kerberos. Os personagens são pessoas de diversas origens e países, que falam várias línguas e, um deles, a médica Maura Franklin, aparece como uma das personagens principais.