A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, disponibiliza, neste sábado (30), quatro locais para vacinação contra Covid-19 e Influenza na capital. A testagem ampliada será mantida no sábado (30/07) e domingo (31) em seis locais, com necessidade de agendamento para atendimento nas tendas, e demanda espontânea na modalidade drive-thru.
Para a imunização contra o novo coronavírus, a estratégia contempla o público com idade acima de 03 anos. A vacinação contempla, também, as pessoas com idade acima de 30 anos que precisam tomar a segunda dose de reforço (4ª dose), e os adolescentes de 12 a 17 anos que precisam completar o esquema vacinal com o primeiro reforço (3ª dose). Já para Influenza, a vacinação está disponível a todas as pessoas com idade acima de seis meses.
O atendimento nas duas unidades de saúde será realizado no Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Setor Pedro Ludovico, e no Ciams Urias Magalhães, no Setor Urias Magalhães, das 08h às 17h, com distribuição de 500 senhas. As duas unidades não aplicarão vacinas de rotina no sábado, e retomam a partir de domingo (31/07).
Quanto à van da VacinAção, uma estará estacionada nas proximidades do Shopping Gallo, na Rua 67-A, 221, Setor Norte Ferroviário. Já a segunda estará disponível para a população na Praça da Feira, em frente ao Tijolão, localizada na Avenida do Povo esquina com a Rua da Divisa, s/n, no Jardim Liberdade. A SMS reforça que na van da VacinAção o atendimento é das 08h às 16h para pessoas com idade acima de 12 anos, e para imunização contra Covid-19 e Influenza.
Influenza
A vacina contra Influenza (gripe) está disponível para todas as pessoas com idade acima de seis meses. Para se imunizar, é preciso apresentar documento pessoal com foto, e comprovante de endereço. As crianças, obrigatoriamente, terão de apresentar o cartão de vacinação e um documento.
Covid-19
A vacinação contra Covid-19 está disponível para pessoas com idade acima de 03 anos, segundo os critérios estabelecidos para o recebimento das doses. As com idade acima de 30 anos ou mais, precisam completar o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose), bem como os adolescentes de 12 a 17 anos, que já podem tomar o primeiro reforço (3ª dose).
Pessoas com idade acima de 12 anos precisam apresentar documento com foto, comprovante de vacinação e endereço. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço. Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br).
Para quem tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Janssen:
– Quem tem de 18 a 29 anos deve tomar duas doses de reforço (total = 3 doses)
– Quem tem 30 anos ou mais deve tomar três doses de reforço (total = 4 doses)
– O intervalo entre as doses é de dois meses entre a dose inicial e o primeiro reforço, e quatro meses entre os reforços seguintes
Unidades móveis (van da VacinAção)
A testagem ampliada será mantida neste sábado (30/07) e domingo (31/07), com 18 mil testes. Para isso, são disponibilizados seis locais, com necessidade de agendamento para atendimento nas tendas, e por demanda espontânea na modalidade drive-thru.
Para fazer o teste de antígeno, o morador de Goiânia precisa estar assintomático (sem sintomas gripais), e deve apresentar um documento pessoal, além do comprovante de endereço. O atendimento é das 08h às 16h, com disponibilidade de 1,5 mil testes por local de testagem.
Sábado (30/07)
Domingo (31/07)