Agora que terá seu trono como Charles III, o filho mais velho de Elizabeth II herda uma fortuna privada da rainha e sua mãe avaliada em cerca de 425 milhões de euros (R$ 2,198 bilhões). O dinheiro vem junto ao benefício de ele não precisar entregar ao fisco uma parte desse valor. Isso por que no Reino Unido, pessoas que recebem heranças com valor a partir de 325 mil libras (R$ 1,940 milhão) precisam pagar um imposto sucessório de 40% sobre o valor, segundo informações divulgadas pela CNN.
Charles III, então, está isento por conta de uma regra aprovada em 1993 em que os bens passados de um soberano, ou do consorte de um soberano, para o próximo monarca estão livres de imposto sucessório. Além disso, segundo a France Presse, no entendimento do governo, desde 2013 os monarcas são assegurados de ter o seu próprio dinheiro privado e a sua independência financeira em relação ao Estado.
Charles III, que fez seu primeiro discurso como rei nesta sexta-feira (9), um dia após a morte da mãe dele, a rainha Elizabeth II, falou por cerca de 10 minutos. Entre as palavras proferidas pelo rei, ele afirmou que sua mãe prometeu que iria dedicar sua vida ao serviço de seus povos, então ele prometeu o mesmo.
“Isso foi mais do que uma promessa, foi um comprometimento que durou sua vida”, disse ele.”Além da perda pessoal, nós também compartilhamos com vocês no Reino Unido e em todos os países onde ela era rainha um sentimento profundo de gratidão em que minha mãe serviu aos povos de tantas nações […] Faço uma homenagem à memória da minha mãe. Sei que a morte dela traz tristeza para muitos de vocês e compartilho essa sensação de perda com vocês”, disse em parte do discurso.