A Revista Exame reuniu cinco dicas para evitar que as pessoas caiam no “golpe do Uber”, que consiste em entrar em outro carro que não seja do Uber. Por exemplo, você está esperando um carro do Uber, solicitado pelo aplicativo, e estaciona um veículo e te pergunta que você está esperando um prestador de serviço da companhia.
Automaticamente o solicitante diz que sim e entra no veículo. No entanto, pode ser outro carro, de alguém mal-intencionado que queria aplicar um golpe. Para que isso não aconteça, os solicitantes deverão se atentar a cinco dicas fundamentais.
A primeira é acompanhar, pelo aplicativo, o trajeto do veículo. O mapa mostrará, por exemplo, o sentido que o carro chegará. Se estacionar outro veículo em sentido contrário, saiba que não é o que você espera. A segunda é checar a placa do carro. Sempre que alguém solicita um veículo do Uber, o aplicativo informa qual será o veículo, placa, modelo e marca.
A terceira dica é nunca dizer seu nome antes que o motorista pergunte: “Esse carro é para tal pessoa?”. Se sim, você poderá confirmar. O quarto passo é verificar se o condutor do veículo está usando o aplicativo, que geralmente fica aberto com o celular no painel, além de poder confirmar o nome e foto do condutor no seu aplicativo.
A quinta dica, muito utilizada entre mulheres ao se sentirem inseguras, é enviar um link para amigos e familiares que mostra sua localização enquanto está no Uber. Desta forma, quem receber seu compartilhamento de rota poderá saber onde você está.