(Por Vítor Monteiro) Uma das agremiações esportivas mais tradicionais do futebol goiano é o Campinas Futebol Clube. Originada da então amadora Associação Atlética Campineira e, posteriormente com algumas fusões com equipes como a Vila Aurora, o clube foi “oficializado” em 1964.
Um dos homens fortes do Campinas é Robson Jaber, que detalha melhor a história. “Em 1964 aconteceu a inauguração da sede. Desde a década de 60, foi adquirido pela minha família, com meu pai e meu tio. É um projeto familiar, sempre trabalhando com as categorias de base e iniciação esportiva”.
Robinho, como é conhecido, é o responsável pelas categorias de base, que já revelaram atletas como Mateus Anderson (Vila Nova) e Felipe Menezes (ex-Goiás e atualmente no Ceará). “O projeto do Campinas sempre é revelar talentos. Trabalhamos nas categorias de base (sub-15 e sub-17) e na iniciação esportiva, dos 5 anos até os 16. Como a gente tem o trabalho desde os 5 anos, temos atletas que ficam conosco por 7, 8 anos, então é uma convivência muito sadia com os familiares”.
Nas partidas da garotada, uma cena comum é ver os pais empolgados, gritando bastante com os filhos. Robson falou sobre essa participação familiar e o quanto influência no desempenho dos atletas. “Os pais são torcedores, incentivam muito, mas às vezes chega a atrapalhar. Tem de ter um certo limite, o pai tem de entender que a criança às vezes deixa de prestar atenção no jogo para ficar atenta ao que o pai está falando e não é o ideal”.
A sede da equipe fica na Rua I, na Vila Santa Helena: é o Estádio Waltrudes Cunha. Para saber mais sobre o Campinas Futebol Clube, você pode acessar as redes sociais da equipe (facebook e instagram) ou entrar em contato pelo telefone (62) 3922-1044.