Cidadãos que querem se cadastrar ou precisam atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) podem aproveitar iniciativa da Prefeitura de Goiânia, que por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), está disponibilizando equipes para atuar tirando dúvidas e auxiliando a população.
Os interessados podem ir a uma das 24 unidades dos Centros de Referência de Assistência social (Cras), das 7h às 17h, ou à sede da pasta, no setor Aeroporto. O trabalho desenvolvido também oferece atendimento à população com orientações sobre ações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em relação aos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.
O Cadastro Único é fundamental para a promoção da inclusão social da população brasileira de baixa renda. Por meio dele, é possível manter vários programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo. Por isso, a relevância de se manter os dados sempre em dia.
A pasta destaca que cadastros sem atualização por mais de 24 meses podem resultar na suspensão ou cancelamento dos benefícios. Para retomar os programas, é necessário regularizar a situação, por isso, a importância da manutenção dos dados cadastrais.
Ao realizar o cadastramento ou atualização, o cidadão deve apresetar os documentos originais, não havendo necessidade de cópias. É preciso atualizar o cadastro a cada dois anos ou sempre que ocorrer alguma alteração na constituição da família. Confira abaixo os documentos exigidos:
Pessoas que moram sozinhas:
Famílias com duas ou mais pessoas: