Publicidade
Cidades
| Em 10 meses atrás

Saiba como realizar exames de doenças infectocontagiosas gratuitamente em Goiânia

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) oferece exames e atendimento para a detecção e tratamento de doenças infectocontagiosas, como tuberculose, hanseníase e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). O serviço de assistência, reabilitação e prevenção da proliferação dessas infecções é realizado gratuitamente no Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica (CRDT), que funciona no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O CRDT conta com uma equipe multiprofissional que proporciona assistência especializada nas áreas de proctologia, infectologia, dermatologia, psicologia, serviço social, assistência farmacêutica e enfermagem. A unidade está localizada na Rua 87, no Setor Sul. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, porém, para realização de exames e testagens o atendimento é das 7h às 10h e das 13h às 16h.

Publicidade

Exames e tratamentos

O Centro de Referência oferece entre os seus serviços o autoteste para HIV, que permite que o próprio usuário realize o exame de forma simples e interpretável em casa ou em qualquer outro local. Nesse processo, a equipe multiprofissional, composta por psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, estará disponível para fornecer suporte durante todo o procedimento.

Publicidade

Em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde, o CRDT incentiva a realização de testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C. “Vale lembrar que esses testes também estão acessíveis em todas as unidades de saúde de Goiânia”, ressalta o secretário de Saúde, Wilson Pollara.

Publicidade

Além de atendimentos de prevenção e tratamento, o CRDT também atua em casos de situação de risco de contaminação, disponibilizando medicações para reduzir o risco de adquirir infecção com HIV, por exemplo. “São os casos de violência sexual, relação sexual desprotegida ou acidente ocupacional, que é o caso de instrumentos perfurantes ou contato direto com material biológico”, explica o titular da Saúde.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Tags: SMS Goiânia