O Diário de Goiás trouxe na última semana uma série de novidades em relação ao concurso 2017 da Saneago. A previsão é que o edital seja divulgado até o início de outubro. As provas deverão ser realizadas em dezembro. O concurso será regionalizado e organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Confira abaixo os detalhes de cada uma das últimas informações divulgadas.
Organização do concurso
A Universidade Federal de Goiás (UFG) será a responsável por elaborar o concurso público da Saneago 2017. Durante entrevista exclusiva aos jornalistas Altair Tavares, Samuel Straioto e Vassil Oliveira, o presidente da Saneago, Jalles Fontoura fez o anúncio. O edital está previsto para ser divulgado até no início do próximo mês. As provas estão previstas para dezembro.
Jalles Fontoura disse que o contrato ainda não foi assinado, mas todas as demais tratativas já foram feitas. O presidente da Saneago Jalles Fontoura disse que o acordo já está fechado. “Já fechamos todo o acordo. Quem fará o concurso será a UFG. Ainda não assinamos o contrato, mas já podemos falar. É uma instituição muito respeitada. Tivermos que negociar muito e queríamos uma instituição de credibilidade”, explicou.
Regionalização
O concurso da Saneago 2017 será regionalizado. De acordo com o presidente da empresa, Jalles Fontoura, a distribuição de vagas será de acordo com a necessidade nas diferentes 18 regionais da instituição no estado. Jalles Fontoura espera a participação de 90 mil pessoas no concurso da Saneago 2017. As provas poderão ser divididas em dois finais de semana.
“São 18 regionais que a Saneago tem no estado tem. O concurso será em cada uma das regionais, Porangatu, Ceres, Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, Luziânia. Devem ser 90 mil pessoas que farão este concurso. As provas serão em duas semanas para áreas distintas”, explicou.
O presidente disse que a distribuição de vagas será de acordo com a necessidade da empresa de saneamento em cada uma das regionais. Hoje a maior demanda é para a região do entorno do Distrito Federal.
“A gente aprendeu lutando, apanhando. Por exemplo, uma pessoa de Goiânia que é enviada para Porangatu, assim ao fazer a seleção lá, a gente dá a oportunidade para as pessoas que moram lá. A distribuição será de acordo com a necessidade de cada lugar. O lugar mais estratégico é o entorno de Brasília, que é uma população muito grande e que precisa de muita gente e é importante que seja de lá mesmo”, reforçou.
Edital e provas
O edital do concurso público 2017 da Saneago deve ser divulgado até o final deste mês ou no início do mês de outubro. Ao Diário de Goiás, o presidente da empresa de saneamento disse que a qualquer momento o contrato com a empresa que fará o concurso será assinado. Ele disse que as provas devem ser realizadas no dia 17 de dezembro.
“Nós estamos investindo muito neste concurso. A prova está marcada para o dia 17 de dezembro. Agora é preparar o concurso com todos os detalhes, certidões, todo o rigor para selecionar os melhores. A Saneago precisa muito de biólogos, engenheiros, eletrotécnicos. A gente quer iniciar o ano já ocupando lugares”, afirmou.
Jalles Fontoura disse que a parte que compete a Saneago neste concurso já foi concluída. Resta a assinatura do contrato com a responsável pela realização do certame. O nome mais provável para realizar o concurso deve ser o da Universidade Federal de Goiás. A Saneago ainda não confirma.
“A parte da Saneago já está toda pronta. Agora a instituição precisa dar continuidade. A assinatura do contrato com a empresa precisa ser agora para dar tempo de a prova ser feita em 17 de dezembro. Ainda em setembro o edital deve ser divulgado. Temos que cumprir este objetivo. Estamos precisando muito de pessoas”, declarou.