O candidato ao Senado pelo Democratas, Ronaldo Caiado, disse nesta segunda-feira (25) que é a favor da redução da maioridade penal para 16 anos e que lutará para que projetos relacionados à Segurança Pública, principalmente quando se trata de Goiás, sejam aprovados.
“Temos que reconhecer que as pessoas que manipulam a droga no Brasil, principalmente o crack, utilizam jovens de 16 a 18 anos para assumir a responsabilidade de crimes praticados por quadrilhas, ou realizam as ações mais violentas do tráfico de drogas e do roubo de cargas”, afirma o candidato.
Ronaldo Caiado também falou, em entrevista à Rádio CBN Goiânia, que devem ser tomadas medidas amplas, como aumentar as penalidades previstas no Código Penal, retirada ou diminuição dos benefícios dos presos (bolsa reclusão). “Temos que dar mais garantias às mulheres para que seus agressores sejam obrigados a usar a tornozeleira eletrônica”.
O candidato fala que enquanto o estado do Rio de Janeiro e de São Paulo reduziram os níveis de criminalidade, mesmo tendo que enfrentar a questão da segurança pública com a legislação brasileira atual, Goiás aumentou o número de crimes em mais de 200%.
“A causa da violência não é única. O Estado tem responsabilidade sobre sua região, enquanto o País, nas divisas. Não podemos culpar apenas a legislação. Em Goiás não há estrutura penitenciária. Temos que achar soluções. Somos hoje o quarto estado mais violento do Brasil”, ressalta.
Outra questão ligada à falta de segurança que foi destaca por Caiado, foram os altos índices de crimes na região do Entorno do Distrito Federal. “A população do Entorno não tem esperança e se sente totalmente desrespeitadas. Lá a criminalidade é a luz do dia, enquanto os comerciantes trabalham detrás das grades”, conclui.