O atual governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) vai bem entre todas as divisões de grupo, como sexo, faixa etária, nível de escolaridade, renda e regiões do estado. O democrata tem a preferência do eleitorado na maioria dos grupos estratificados pelo levantamento do Diário de Goiás realizada pela Diagnóstico Pesquisas.
A única exceção é entre eleitores que ganham mais de dez salários mínimos. Neste caso, Ronaldo Caiado e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota) estão numericamente empatados, com 37,5% cada. O democrata tem 50,4% do eleitorado masculino e 50,3% do feminino. Mendanha, o que mais chega perto do atual governador tem 26% da preferência do eleitorado masculino e 24,7% do feminino.
LEIA TAMBÉM: Ronaldo Caiado tem 25% de vantagem contra Mendanha na última semana, diz pesquisa Diário de Goiás/Diagnóstico
NÃO DEIXE DE LER: Há uma semana das eleições, diferença entre Marconi e Waldir cai para 2,3 pontos
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro tem 16,5% a mais que Lula em Goiás, diz pesquisa Diário de Goiás/Diagnóstico
O governador Ronaldo Caiado, inclusive, vai muito bem entre os jovens entre 16 e 24 anos. Ele tem 51,3% da preferência do eleitorado, apesar de ter bom desempenho beirando os 50% entre outras faixas etárias.
Gustavo Mendanha tem melhor desempenho entre os que tem entre 25 e 34 anos, chegando a 28% das intenções de voto. O candidato do presidente Jair Bolsonaro, Vitor Hugo (PL) tem o melhor desempenho entre aqueles que possuem 45 e 59 anos, 9,4%.
Também vale mencionar as intenções de voto na Região Metropolitana, que é a base do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Ronaldo Caiado tem 39,5% contra 36,7%. A diferença entre ambos, de 2,8%, está dentro da margem de erro.
A pesquisa mostra que Mendanha não conseguiu convencer o eleitorado que mora no interior do estado. Fora da região metropolitana de Goiânia, o ex-prefeito de Aparecida apresentou melhores índices na região Oeste de Goiás e aparece com 33,9% ante a a 46,4% do atual governador.
No entorno do Distrito Federal, onde o ex-prefeito focou muito sua agenda para amplificar seus votos, Medanha não conseguiu mais que 13,3% das intenções de voto ante a 36,7% do governador Ronaldo Caiado.
LEIA TAMBÉM: Indecisos podem surpreender na disputa para o Senado entre Marconi, Waldir e Wilder?
Metodologia
A pesquisa realizou 900 entrevistas presenciais entre os dias 21 e 25 de setembro e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02835/2022 e, no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), com o número GO-08957/2022. Com intervalo de confiança de 95%, a margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos.
A aplicação dos questionários foi feita pelo método de amostragem por cotas, como sexo, faixa etária e região. Foram checados, no mínimo, 10% dos questionários de cada pesquisador, seja in loco por supervisores, seja posteriormente por telefone. Ao todo, participaram 20 entrevistadores, dois coordenadores e um supervisores.