Depois de viralizar nos últimos dias em uma foto de campanha publicitária jogando xadrez com o seu rival argentino, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo deixou claro em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 21, que quer ter a última palavra na Copa do Mundo FIFA e, assim, levar no fim o troféu para casa.
“Será o meu quinto Mundial, estou focado e extremamente confiante que vai correr bem”, afirmou o craque de 37 anos.
“Xeque-mate vamos fazendo na vida, não é só no xadrez. Gostaria de ser eu a fazer o xeque-mate contra o Messi. Vamos ver. Seria bonito. Já que aconteceu num jogo de xadrez, no futebol seria mais”, acrescentou.
Depois de conquistar praticamente tudo no futebol, Ronaldo abordou o seu momento atual e explicou com que expectativa chega para a competição no Qatar. “Se tivesse de demonstrar algo com 37 anos e 8 meses… Estaria preocupado. Depois do que eu já fiz e já ganhei, seria uma surpresa para mim. Claro que tenho de demonstrar o que sou ano após ano, opiniões toda a gente tem, mas será o Mundial a competição mais importante? Sim, das mais, é um sonho ganhar, mas se não ganhasse mais nenhum troféu estaria orgulhoso da mesma forma”, disse.
“A minha responsabilidade é a mesma desde que saí de casa, aos 11 anos, para viver para Lisboa. Sinto que sou uma pessoa mais observada que as outras, isso sim, mas responsabilidade tenho sempre, como jogador, amigo e pai. Isso faz parte do meu cotidiano. Gosto de ter mais responsabilidade, a pressão é sempre a mesma. Às vezes lido bem, lido mal, não sou perfeito, mas sinto capacidade para assumir as pressões quando tenho de o fazer”, completou.
Portugal é favorito? Ronaldo adota a cautela no discurso.
“Acredito que temos um potencial enorme. Eu e o estafe. De ganhar… isso veremos. Eu acredito que sim, tenho essa esperança e feeling. Há, no entanto, que pensar com calma, pensar no primeiro jogo, na minha opinião o mais difícil, contra o Gana. Queremos começar bem, com o pé direito, para ganhar confiança. A partir daí, é ir devagarinho”, detalhou.
O atacante ficou de fora do último amistoso de Portugal, contra a Nigéria, na quinta-feira passada, 17, por causa de gastrite, mas, após voltar a treinar em Doha, confirmou que está preparado para ir a campo por seu país.
“Me sinto bem. Tive um pequeno problema, mas já estou recuperado. Temos feito bons treinos e estou pronto para começar a Copa da melhor maneira”, cravou. Os portugueses arrancam na competição contra Gana, na próxima quinta-feira. Ainda terão pela frente Uruguai e Coreia do Sul no Grupo H.
(Conteúdo – Fifa)