Publicidade
Categorias: Leandro Mazzini
| Em 11 anos atrás

Rombo na Conab pode chegar a R$ 200 milhões

Compartilhar

Braço do Ministério da Agricultura, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), loteada entre PT e PMDB, tem um rombo de R$ 200 milhões em contratos fraudulentos. Foi a Controladoria Geral da União (CGU) quem alertou, em reuniões no fim de Outubro com a direção da companhia, e após a operação Agro-Fantasma da PF que cercou diretores. A suspeita vem de desvios no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos na região Sul, terra do diretor de Políticas Agrícolas, Silvio Porto.

Na moita

Publicidade

Ex-vereador, Sílvio Porto foi indiciado mas ainda está no cargo. É apadrinhado pelo PT gaúcho, e pelos ministros Pepe Vargas e Gilberto Carvalho.

Publicidade

Tá bom..

Publicidade

A Conab explica que iniciou parceria com a CGU em Agosto para ‘estratégias de treinamento’. Mas.. em Setembro veio a operação da PF baseada na lupa da CGU.

No leite derramado

Publicidade

A situação na Conab é tão ruim que a CGU iniciou dia 6 de Novembro curso de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para dar ‘eficiência nas contratações públicas’.

Desabafo

Em Setembro, antes da operação da PF, o presidente da Conab, Rubens Santos, alertou em carta-desabafo a diretores para a quebra da estatal. A Coluna revelou o conteúdo.

Cena forte

Complexo da Papuda-DF, na manhã ensolarada de ontem, um colaborador da Coluna flagrou esta cena antes não imaginada: Delúbio, Genoino e José Dirceu, de uniformes de presidiária em fila indiana, rumo à sala de visitas. Dirceu puxou a fila cabisbaixo e com as mãos para trás. Genoino, que mais tarde teria início de infarto, estava pálido.

Facada…

O deputado Zeca Dirceu, filho do ex-ministro, está muito triste com os petistas do Paraná. Ninguém além dele assinou manifesto de apoio ao seu pai. Gleisi Hoffmann, Paulo Bernardo, Gilberto Carvalho e André Vargas pularam fora. Nem o atenderam.

… eleitoral

Gleisi quer distância do mensalão porque já basta ver na cadeia o ex-assessor e homem de confiança no Planalto, Eduardo Gaievski, preso por pedofilia. Gaievski, que seria um dos coordenadores da campanha dela, teve a primeira audiência ontem no fórum.

Todos em casa..

Parece piada, mas é estratégia. Esboça-se na defesa dos mensaleiros detidos a prisão domiciliar. Eles escolheram cidades perto de presídios onde não há regime semiaberto.

Esqueceram de mim

A PEC 18/13, chamada PEC dos Mensaleiros, está engavetada na Câmara para ser votada. Autor, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) já previa o corporativismo. A PEC prevê perda automática de mandato de político que for condenado.

Vergonha

‘Infelizmente, a gente está sujeito novamente a ocupar um noticiário nacional, altamente negativo, degradante, que nos envergonha, inclusive, de andar nas ruas do nosso Estado de origem e em qualquer aeroporto do País’, desabafou Jarbas. 

Guilhotina rural

Integrantes da suprapartidária Frente Parlamentar da Agropecuária perderam a paciência com a condução branda da crise. Pedem a cabeça do ministro da Justiça, que protela decisões sobre conflitos de propriedade entre produtores e indígenas.

A volta de Agripino

O senador Agripino Maia (DEM-RN), longe dos holofotes, começou a aparecer. Sobre o silêncio de aliados dos mensaleiros: ‘Quem é candidato se cala. Quem cala consente com os mensaleiros, que estão dizendo que a luta irá continuar’.


Desconfiança

A Previdência acompanha uma velada desconfiança dos servidores federais com o Funpresp. Muita gente ainda não aderiu ao fundo complementar por desconfiança. Temem porque o fundo será gerido por conselho de indicação partidária..


Na terra de Eduardo

Professores da rede municipal do Recife reclamam que 2013 a prefeitura não realizou a tradicional capacitação. A assessoria não se manifestou.

Ponto Final

Morreu Domingos Teixeira Lemos, o famoso Preto Velho, do Pelourinho, retratado em quadros pelo País e exterior.

________________________________________

Com Maurício Nogueira, Luana Lopes e Equipe DF e SP

Publicidade
Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .