A Romaria do Divino Pai Eterno 2023 chega ao fim neste domingo (2/7). De acordo com balanço apresentado após a oitava reunião da Sala de Gestão Integrada da Prefeitura de Trindade, que conta com a participação de representantes das forças de segurança estadual, polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, 2 milhões e 34 mil pessoas já passaram pela cidade entre 23 e 29 de junho, oito primeiros dias do evento religioso. A expectativa é que até o encerramento, esse número de romeiros ultrapasse os 3 milhões.
“A Romaria 2023 já se configura como a maior e mais segura de todos os tempos. O número de romeiros é muito grande e a tranquilidade que observamos já deixa marcas neste ano. São pouquíssimos registros em comparação ao grande volume de visitantes. Até domingo iremos superar os três milhões de romeiros do Divino Pai Eterno”, afirmou o presidente da Sala de Gestão Integrada, Rodrigo Bueno.
Segundo o órgão, o índice de casos registrados pelas forças de segurança foi baixo. Até a divulgação do balanço, foram dadas orientações a pessoas que desrespeitavam a lei com som automotivo fora dos limites permitidos, ocorreram duas lesões corporais entre embriagados e houve a apreensão de celulares furtados.
Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde apontou que haviam sido realizados mais de 1.4 mil atendimentos, considerados de baixa complexidade, como pessoas em crises hipertensivas ou desidratadas.
Para o último dia da Romaria, que é também o dia da grande Festa do Divino Pai Eterno, foi preparada uma extensa programação, iniciada com a Alvorada Festiva, que começou às 4h30, seguida pela Procissão da Penitência e Santa Missa, na Praça da Basílica, às 5h45.
A partir das 8 horas, ocorre a Missa Solene, presidida pelo Cardeal Dom Leonardo Ulrich, no altar campal na Praça do Santuário Basílica Steiner. Na ocasião, estarão presentes diversas autoridades de Trindade, Goiânia, do Estado de Goiás, do Governo Federal e do Poder Judiciário.
Às 17h30, milhares de devotos sairão pelas ruas na grandiosa Procissão Luminosa, que parte da Igreja Matriz com a imagem da Santíssima Trindade rumo a Praça do Santuário Basílica. No local, será realizada a Missa de Encerramento das festividades e a tradicional queima de fogos. A celebração de encerramento será presidida pelo Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino.
Nesta segunda-feira (3), pela manhã, ainda serão realizadas missas para rezar pelos romeiros falecidos.