A atual titular interina da Secretaria Municipal de Relações Institucionais de Goiânia (SRI), Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa, assume também, interinamente, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano (Sedhs). Yvelônia substitui Nélio Fortunato, que foi exonerado pelo prefeito Rogério Cruz.
Além de Fortunato, que presidiu a pasta desde abril de 2022, outros cinco também foram exonerados sendo eles o chefe de gabinete Alfredo Diogo de Carvalho, o coordenador de gestão Gustavo Silveira Oliveira, diretor de proteção social básica, Antônio Fernando Mundim, o diretor administrativo Eduardo de Carvalho e o gerente de apoio administrativo, Gustavo Cavalcante.
Maria Yvelônia será a terceira pessoa da prefeitura de Goiânia a assumir dois cargos somente no primeiro escalão. Vale lembrar que no dia 23 de janeiro deste ano, ela assumiu a SRI. Yvelônia foi titular da pasta federal durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e é ligada a ex-ministra das Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, também do Republicanos.
Ela também tem boa base eleitoral no entorno do Distrito Federal e é vista como um bom nome republicano para disputar a Prefeitura de Valparaíso em 2024.
Esta é a quarta mudança no secretariado que Rogério Cruz promove neste ano. Além da secretaria de Relações Institucionais, houve mudanças também na Secretaria Municipal de Governo (Segov), e na Procuradoria Geral do Município (PGM).