O prefeito Rogério Cruz enviou, nesta quarta-feira (15), à Câmara Municipal de Goiânia, um projeto de lei que prevê a instituição de política de incentivo aos atletas e paratletas do município. O programa, denominado Goiânia Esportes, visa criar um auxílio financeiro para praticantes de desportos e paradesportos de rendimento, voltado prioritariamente a atletas praticantes de esporte de rendimento nas modalidades olímpicas e paraolímpicas, com vistas à participação em competições oficiais.
De acordo com o secretário de Esportes de Goiânia, Álvaro Alexandre, trata-se de um projeto de apoio aos profissionais durante o período ocupado para a realização das competições. “Incentiva os atletas na alimentação, na hospedagem, no transporte. Justamente os atletas que precisam viajar para disputar esportes de alto rendimento, que agora vão ter essa oportunidade”, explicou.
Para tal, as despesas de orçamento contarão com teto máximo no valor de R$ 800 mil para o presente ano, conforme consta na matéria, com acréscimo de R$ 200 mil nos anos seguintes.
O Programa atenderá prioritariamente às modalidades esportivas olímpicas ou paraolímpicas, reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) ou pelo Comitê Paraolímpico Internacional. “Os atletas e paratletas que são convocados para competições nacionais e internacionais e são rankeados junto às confederações competentes vão poder ter acesso a esse programa para poder competir”, salienta ó secretário.