Cidades

Rogério Cruz diz que quatro projetos primordiais já estão prontos para Plano Diretor de Goiânia avançar

O prefeito Rogério Cruz afirmou, na manhã desta quinta-feira (18), que quatro projetos primordiais já estão prontos para o Plano Diretor de Goiânia avançar, e outro em andamento. No total, são 12 projetos de leis complementares que devem ser enviados pelo Paço Municipal à Câmara ainda neste mês de agosto, segundo Cruz.

”Quatro projetos das leis complementares já estão prontos, apenas os quatro primeiros, são os primordiais para o Plano Diretor Avançar. Já passou pela Casa Civil, Procuradoria, retornou a Seplan para pequenos ajustes. Acredito que entre hoje e amanhã (sexta-feira), já estará sedo preparado para enviar à Câmara Municipal”, afirma Rogério Cruz.

De acordo com o gestor municipal, em conversa com o vereador Henrique Alves, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), ele não vê dificuldade em fazer uma votação junto com toda Comissão.

”Todos conhecem, a pauta já foi apresentada a ele em conversa com a Seplan, e ele [Henrique Alves] já levou isso aos colegas de Comissão e fazer uma votação para ir ao Plenário”, destaca.

O texto foi sancionado em março deste ano e deve entrar em vigor a partir do dia 1º de setembro de 2022. Pela legislação, o prazo é de 180 dias para que o Plano Diretor, desde a aprovação, entre em vigor. Tempo considerado suficiente para que as leis sejam aprovadas, como Código de Posturas, Lei Ambiental, Código de Parcelamento do Solo, e o Código de Obras e Edificações.

Segundo o vereador Anselmo Pereira (MDB), primeiro-secretário e líder do prefeito, é prioridade votar as leis que regulamentam o Plano, como o Código de Posturas e a Lei Ambiental de Goiânia. Anselmo também garantiu que a revisão do Código Tributário só será encaminhada pela prefeitura após as eleições e destacou as medidas adotadas pela Câmara para evitar que a campanha eleitoral prejudique as atividades legislativas. 

Portanto, devido ao período eleitoral, a tramitação pode ser esbarrada. Dos 35 vereadores, 24 devem concorrer para deputado federal ou estadual. Neste sentido, Anselmo aponta a necessidade de foco nas discussões.

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Condenado por propaganda política extemporânea, Alcides culpa “ciúme de adversários”

O candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL), foi condenado pelo Tribunal…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024